Ir para conteúdo principal
Telefone1(51) 3718-1222 Whatsapp(51) 9985-10387

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
EnfeiteAGENDA DE EVENTOS

  • Novembro 2018
  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
EnfeiteDÊ SUA OPINIÃO - Veja outras enquetes
Em qual secretaria o Município de Vera Cruz deveria investir mais?
Saúde.
Educação.
Cultura.
Nossa Cidade »
Principal   Nossa Cidade   Indicadores

Educação
A educação é um dos indicadores sociais de destaque no município. Isso porque em  março de 2012, Vera Cruz recebeu oficialmente o reconhecimento por ser o quinto município gaúcho que mais investiu em Educação Infantil nos últimos cinco anos, proporcionalmente ao seu orçamento. Única cidade do Vale do Rio Pardo na lista das 10 melhores, Vera Cruz aplicou entre 2006 e 2010 o valor de R$ 9,8 milhões em Educação Infantil, o equivalente a 11,4% da receita. O anúncio do levantamento inédito do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi feito em agosto de 2011. 
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, Vera Cruz contou, em 2012, com 855 crianças em escolas de Educação Infantil. A maior fatia fica com o Ensino Fundamental, que reuniu mais de três mil estudantes. Em segundo está o Ensino Médio, com 921 alunos.
Um dos indicadores para a área da educação é o IDEB. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir, a cada dois anos, a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do INEP e em taxas de aprovação, e é apresentado numa escala de zero a 10. 

Saúde
Um dos principais fatores de desenvolvimento e atração de investimentos a um município é a saúde. Por isso, a área tem sido constantemente uma das líderes em absorção de recursos públicos. O Hospital Vera Cruz é a única instituição hospitalar do município e, em 2012, somou 1.546 internações. A estrutura da casa de saúde dispõe de três quartos para internação particular/ convênio, três quartos para internação semiprivativa e convênio e ainda 32 quartos para internação pelo SUS.

Além  das  1.546 internações e 2012, o Hospital Vera Cruz ainda teve 167 procedimentos ambulatoriais pela Unimed e 849 procedimentos particulares.

Atendimentos em números

A atenção à saúde da população é um indicador social dos mais importantes em todos os municípios. Em Vera Cruz, a zona urbana conta, além do Hospital Vera Cruz, com postos e unidades de saúde para atender a população. No interior, as comunidades também são assistidas nos postos de saúde e com o trabalho preventivo dos agentes comunitários de saúde. Em 2012, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foram realizadas 65.783 consultas envolvendo os postos de saúde e o Plantão de Urgência e Emergência, esse, sediado no Hospital Vera Cruz.  
Os 29 Agentes Comunitários de Saúde atendem as seguintes localidades: Cipriano de Oliveira, Boa Vista, São Francisco, Arco-Íris, Araçá, Leopoldina, Rincão da Serra, Linha Sítio, Andréas (até a Escola José Bonifácio), Linha Capão, Linha Alta, Linha Henrique D’Ávila, Mato Alto, Linha Fundinho, Coxilha Mandelli, Linha Dois de Dezembro, Entrada Ferraz, Ferraz e Alto Ferraz, Entre Rios, Vila Progresso, bairro Esmeralda, Vila Triângulo, Linha Tapera e Bom Jesus.


Inclusão social
Promover a inclusão social das famílias menos favorecidas também é papel do governo, em todas as suas esferas. Vera Cruz conta, além da Secretaria de Desenvolvimento Social, com alguns serviços de atendimento e assistência para os casos de vulnerabilidade social. Na Secretaria, no ano de 2012, foram contabilizados 453 cadastros com solicitações de habitação, encaminhamentos para benefícios, alimentação, orientações, documentação, visitas domiciliares. 
Os idosos são atendidos em diversas atividades: o coral envolve 40 pessoas, as oficinas de trabalhos manuais reúnem 50 participantes, a hidroginástica conta com 80, o bingo com 50 e a ida à praia contempla 200 idosos. Nos encontros mensais são cerca de 450 participantes inclusos. Em cursos diversos, a pasta capacitou 88 pessoas em 2012 e intermediou a contratação de  1.487 trabalhadores no mercado, pela agência do SINE. Abrange ações pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Proteger), pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Coordenadoria da Mulher e projetos diversos de inclusão social.

Desenvolvimento Socioeconômico

O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) é um dos indicadores para o progresso dos municípios. Os últimos resultados saíram em 2009, ocasião em que Vera Cruz figurava em 76º lugar dentre as cidades gaúchas. O Idese é um índice sintético, inspirado no IDH, que abrange um conjunto amplo de indicadores sociais e econômicos, classificados em quatro blocos temáticos: educação; renda; saneamento e domicílios; e saúde. Tem por objetivo mensurar e acompanhar o nível de desenvolvimento do Estado, de seus municípios e dos Coredes, informando a sociedade e orientando os governos (municipais e estadual) nas suas políticas socioeconômicas. 
O Idese varia de zero a um e, assim como o IDH, permite que se classifique o Estado, os municípios ou os Coredes em três níveis de desenvolvimento: baixo (índices até 0,499), médio (entre 0,500 e 0,799) ou alto (maiores ou iguais a 0,800).

Registro Civil

Fonte: Jornal Arauto - Guia Socioeconômico 2013

 

 

« voltar

 
Mapa Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1645 - Centro
CEP: 96880-000 | Vera Cruz / RS
Telefone Telefone para Contato:
(51) 3718-1222
Atendimento Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
RECEBA OS INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados. Instar Internet Logo Instar
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.