Ir para conteúdo principal
Telefone1(51) 3718-1222 Whatsapp(51) 9985-10387

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
EnfeiteAGENDA DE EVENTOS

  • Novembro 2018
  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
EnfeiteDÊ SUA OPINIÃO - Veja outras enquetes
Em qual secretaria o Município de Vera Cruz deveria investir mais?
Saúde.
Educação.
Cultura.
Nossa Cidade »
Principal   Nossa Cidade   Economia

Segmentos empresariais
Vera Cruz conta hoje com 1.410 empresas cadastradas na Prefeitura Municipal. Em relação ao índice divulgado em 2010, houve o acréscimo de quase 300 empreendimentos no município. O setor empresarial é fundamental para a geração de tributos, para a absorção da mão de obra  e, consequentemente, para a circulação de capital no comércio. Tudo isso reflete na qualidade de vida das pessoas e na garantia de melhor acesso à moradia, escola, ao transporte, à saúde. Em síntese, com mais empresas, mais empregos.

Desempenho Econômico

 

Tabaco domina a economia

Das 20 maiores empresas geradoras de ICMS de Vera Cruz, considerando o ano de 2012, as indústrias do tabaco são maioria, com oito representantes no ranking. Esta liderança também se comprova no campo. Vera Cruz ocupa o 9º lugar na produção de fumo no Rio Grande do Sul e é o 15º colocado no Sul do Brasil, segundo dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Pela safra 2012/2013, a entidade estima  que o município concentre 2.282 famílias produtoras. O valor bruto gerado pela safra de tabaco é projetado em R$ 66.649.650 milhões em Vera Cruz.

Diversificar para agregar

Em um universo de 2,4 mil propriedades rurais em Vera Cruz, 95% delas se baseia no cultivo do tabaco, o que sublinha a importância desta produção para a economia vera-cruzense. Mas apostar em novas alternativas de produção diversifica a renda na propriedade e abre novos caminhos. Para a safra atual, o clima tem favorecido a produtividade em todas as culturas e safras cheias são colhidas. A produção de alimentos para a subsistência é outro ponto importante e faz com que, cada vez mais, os agricultores agreguem itens na horta e ampliem suas perspectivas de comercialização de frutas, verduras e hortaliças.

Propriedades plurais

Apesar da agricultura vera-cruzense ter a base bem enraizada na produção de tabaco, a propriedade rural tem um perfil que contempla outras culturas, como arroz, batata, feijão, milho, mandioca, soja, hortaliças e frutas, além de criação de animais. Ainda, o beneficiamento da matéria-prima, transformada em sub-produtos, favorece o surgimento das agroindústrias. As mais tradicionais em Vera Cruz são aquelas que preparam rapadura, melado e schmier, mas o segmento está crescendo e acompanha a procura no mercado. 

Diversidade projeta Vera Cruz

Foi-se o tempo que Vera Cruz era conhecido e reconhecido apenas pelas indústrias de beneficiamento do tabaco. Ainda que em maior número e representatividade econômica, o setor fumageiro não é o único que projeta o nome do município para além das fronteiras. Sabidamente, a tecnologia é um campo que destaca Vera Cruz pela fabricação de componentes eletrônicos, equipamentos de trânsito, esporte e entretenimento. Mas o segmento empresarial que está em evidência na atualidade é o de embarcações. A fabricação de lanchas dos mais variados modelos e tamanhos põe em evidência novas tecnologias, mercados, produtos e possibilidades de divulgar o potencial econômico que tem Vera Cruz como raiz produtiva. Segundo a Prefeitura Municipal, cinco empresas estão relacionadas ao processo de fabricação de embarcações. Sediados em um município sem mar, estaleiros mostram que a mão de obra vera-cruzense se tornou um atrativo para as empresas se instalarem na cidade, solidificarem sua estrutura e buscarem a ampliação do negócio.

O ranking das maiores empresas geradoras de ICMS de Vera Cruz (veja relação completa abaixo) aponta os segmentos que estão em destaque na economia local. O setor fumageiro ainda lidera esta lista, com a maior parte de empresas. Mas a diversificação está representada, entre as maiores empresas vera-cruzenses, pelos ramos de medicamentos, embarcações, calçados, comércio, bebidas e tecnologia.

Fonte: Jornal Arauto - Guia Socioeconômico 2013

 

 

« voltar

 
Mapa Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1645 - Centro
CEP: 96880-000 | Vera Cruz / RS
Telefone Telefone para Contato:
(51) 3718-1222
Atendimento Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
RECEBA OS INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados. Instar Internet Logo Instar
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.