CATEGORIA : Secretaria de Saúde
Realizados primeiros procedimentos no novo Centro Cirúrgico do HVC

09/12/2019 às 18:06:00

Em maio de 2017, Executivo e Legislativo se uniram para melhorar as condições do Hospital Vera Cruz. Na oportunidade foi anunciada a construção de um novo Centro Cirúrgico no HVC. Na última sexta-feira (6), uma das duas salas do bloco entrou em funcionamento. Ao todo, foram realizadas seis cirurgias plásticas.

Conforme a presidente da Fundação Dr. Jacob Blész, mantenedora do HVC, Clair Tornquist, neste primeiro momento estão sendo feitos pacotes para procedimentos particulares. “O Hospital Vera Cruz é o mais acessível da região em termos financeiros. O funcionamento do bloco vai aquecer a economia do hospital”, projeta a presidente, que disponibiliza o bloco para agendamentos de serviços pelos profissionais.

A obra, realizada pela Invicta Construtora Ltda., de Venâncio Aires, empresa vencedora da licitação, tem área total de 420 m². Conforme Clair, os médicos que conheceram o espaço elogiaram a qualidade dos equipamentos e a amplitude dos ambientes. “O HVC possui salas amplas e com aparelhos de ponta para realizar com segurança serviços de médio porte, inclusive com equipamentos novos e modernos, como o aparelho para vídeo cirurgia”, salienta a presidente.

Além dos R$ 512 mil investidos na construção, metade repassados pela Câmara, Clair enfatiza o apoio do Lions Club e dos deputados Heitor Schuch, Alceu Moreira, Sérgio e Marcelo Moraes e Ana Amélia Lemos, hoje senadora. As verbas encaminhadas foram essenciais para equipar e colocar em operação o bloco. A segunda sala deve passar a funcionar em breve.

A presidente calcula que o HVC ainda necessite de R$ 160 mil para a elaboração de um projeto arquitetônico para todo o hospital, o que é uma nova exigência, além da climatização da segunda sala do bloco cirúrgico. Dessa forma, a casa de saúde poderá se habilitar para ser referência em uma área específica, como ocorre com os demais hospitais.


Fonte: Josiléri Linke Cidade