CATEGORIA : Saúde
Executivo e Legislativo vão repassar R$ 100 mil ao HVC

16/03/2021 às 09:37:00

O Executivo encaminhou à Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (15) Projeto de Lei para o repasse de R$ 100 mil à Fundação de Saúde Dr. Jacob Blész, mantenedora do Hospital Vera Cruz. Metade da verba, são recursos do orçamento do próprio Legislativo. A intenção é auxiliar a casa de saúde com aporte financeiro para manutenção das atividades de atendimento à saúde da população em tempos de pandemia.

Na justificativa do PL, o Município cita as dificuldades enfrentadas pelo Hospital, agravadas pela pandemia do Covid-19. Conforme a Secretária de Saúde, Clair Tornquist, com a suspensão dos atendimentos eletivos, ambulatoriais e internações, a instituição deixou de receber receitas importantes para o equilíbrio financeiro e a gestão hospitalar, além de necessitar de readequação perante o Sistema Único de Saúde – SUS. O HVC ainda segue na busca por referências regionais para ampliar o recebimento de recursos.

Conforme o Prefeito Gilson Becker, com a pandemia do novo Coronavírus, se torna imprescindível o aporte de recursos pelo aumento significativo dos custos com medicamentos e insumos e contratação de mais profissionais. A destinação do montante ocorre na forma de Subvenção Social com Plano de Trabalho apreciado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde - CMS.