17 NOV 2016
GABINETE PREFEITO
Município de Vera Cruz adere à Rede Simples

Sistema busca diminuir os custos e o tempo necessário para abrir ou encerrar uma empresa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento e Finanças de Vera Cruz, realizaram no próximo dia 24 de novembro, na Câmara Municipal de Vereadores, com início às 9 horas, uma reunião com os contadores do Município para apresentação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIMPLES). O novo sistema visa desburocratizar o processo de abertura de empresas, principalmente os micro e pequenos negócios, agilizando a emissão de alvarás para funcionamento, que hoje pode durar meses.

O principal objetivo do sistema é tornar mais eficiente os processos de registro de pessoas jurídicas estabelecendo diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração dos processos registrais. Espera-se que o prazo para formalização e liberação do alvará de localização e funcionamento de pessoas jurídicas, nas situações onde o grau de risco da atividade seja considerado baixo, seja de aproximadamente cinco dias.

O sistema deve oferecer ao município o incremento dos impostos municipais, a partir do aumento de formalização de empresas; base de dados centralizada e compartilhada; redução do custo operacional das partes envolvidas e maior desenvolvimento do município. Já para os usuários, os benefícios garantem entrada única de dados cadastrais e documentos; redução do tempo para registro e legalização de empresas; extinção da duplicidade de exigências e redução da burocracia com a modernização da gestão municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3718-1222 Ramal 232 ou através do e-mail fisco@veracruz-rs.gov.br.

Fonte: Lucimara Silva