Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
04
04 SET 2015
GABINETE PREFEITO
Lançamento da Semana Farroupilha celebra o orgulho gaúcho
Foto Noticia Principal Grande
Foto pequena 0
Foto pequena 1

Entre os dias 13 e 20 de setembro, Vera Cruz celebra o amor pelas tradições gaúchas


O apreço pelo Rio Grande do Sul, marcará o lançamento oficial das celebrações farroupilhas 2014, nesta sexta-feira, dia 4, em Vera Cruz. A partir das 19 horas, a Casa Temática da Praça José Bonifácio se rende às heranças do Estado e o palco dá lugar à músicas, danças e versos poéticos tradicionalistas.  A programação da Semana Farroupilha, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, acontece entre os dias 13 e 20 de setembro e promete cultivar as tradições das lidas campeiras, gastronomia e cultura gaúcha.

A Cavalgada de Integração terá saída no sábado, dia 5 e a chegada da Chama Crioula, marca o início das atividades no dia 13, às 15 horas. No dia 16, acontece a Missa Crioula, às 19 horas, no CTG Candeeiro da Amizade e o tradicional Desfile Farroupilha, acontece no dia 19, às 14 horas, ao longo da Rua Claudio Manoel. “Investimos no movimento tradicionalista, pois compreendemos que a legitimidade desta arte e desta história deve ser preservada”, afirmou o titular da pasta, Antonio Woyciekoski.  No site da prefeitura municipal, - www.veracruz-rs.gov.br -, é possível conferir a programação completa, bem como no folder produzido pela Secretaria.

Durante os dias da semana festiva, o Acampamento Farroupilha estará instalado na Praça com atividades artísticas e culturais, além dos pratos típicos da culinária gaúcha.  Todos os dias haverá diversidade de cardápios como carreteiro, galinhada, o tradicional churrasco entre outros, à responsabilidade de uma entidade apoiadora. A realização das atividades é de compromisso da Associação Tradicionalista Vera-cruzense (ATV), CTGs Herança Farroupilha e Candeeiro da Amizade, além dos PTGS Pala Velho, Orelhanos do Rio Grande, Querência Amanda, Capão do Cedro e Esteio da Tradição. Os festejos contam ainda, com o apoio do Conselho Municipal de Tradições Gaúchas, Rotary Clube e Grupo de Escoteiros.

O patrono dos festejos

Natural de Passo Fundo, nascido a 29 de dezembro de 1950, Hiran Pereira Antunes, desde muito jovem integrou entidades tradicionalistas, como foi o caso do CTG Osório Porto, de Passo Fundo, quando aos seus 15 anos já foi sócio-fundador.  Em 1999 veio para Vera Cruz e logo foi convidado a fazer parte do CTG Candeeiro da Amizade, entidade tradicionalista na qual foi patrão por dois períodos, de 2006-2007 e 2007-2008. Antunes preside o Conselho Municipal de Tradições Gaúchas desde sua fundação e celebra o fato de Vera Cruz ser, senão o único, um dos raríssimos municípios do Estado do Rio Grande do Sul a possuir um Conselho de Tradições Gaúchas.

Respeitado pela sua trajetória e trabalho pelo desenvolvimento do tradicionalismo no município e pelos demais municípios e estados por onde passou, considera-se um estudioso da tradição do Rio Grande do Sul. “Vera Cruz me acolheu de portas abertas e hoje eu me considero um vera-cruzense de coração. Ser Patrão Farroupilha acalenta meus sonhos em favor do tradicionalismo mais genuíno e verdadeiro”, comenta o patrono. “É um orgulho viver aqui e hoje receber título tão importante de uma das maiores festas tradicionalistas do Estado do RS”, acrescentou.

Fonte: Lucimara Silva
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber novidades diariamente
Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro CEP: 96880-000 Vera Cruz / RS
Telefone para contato:
(51) 3718-1222
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia