02 SET 2015
GABINETE PREFEITO
Lançamento dos festejos farroupilhas é nesta sexta
Cerimônia dará início às festividades tradicionalistas (Lucimara Silva)

Semana Farroupilha acontece entre os dias 13 e 20 de setembro

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Vera Cruz lançará nesta sexta-feira, dia 4, as festividades farroupilhas de 2015. A cerimônia inicia às 19h30, no Quiosque da Praça José Bonifácio, e apresentará o Patrono da celebração, - o presidente do Conselho Municipal de Tradições Gaúchas (CMTG), Hiran Antunes -, bem como a integralidade das ações acerca dos festejos. O ato inicia logo após a cerimônia de inauguração do novo sistema ecoefieciente de iluminação pública. A Semana Farroupilha acontece entre os dias 13 e 20 de setembro.

Para marcar o início das festividades, haverá show do grupo tradicionalista Tala do Mango, declamações de poesias gaúchas por Ibani Jorge Bicca e apresentação da Invernada Artística do CTG Candeeiro da Amizade. Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Antonio Rozenei Woyciekoski, o momento é oportuno para declarar o amor pelo Rio Grande, independente da atual situação econômica do estado. “Celebraremos sempre as lutas e conquistas da nossa gente e agora, com ainda mais vigor”, declarou o titular da pasta.

A Cavalgada de Integração terá saída no sábado, dia 5 e segue em direção ao município de Amaral Ferrador, onde acontece a solenidade de Acendimento da Chama Crioula – Centelha da Colônia do Sacramento -, às 17 horas. A Chama passará pelos municípios de Encruzilhada do Sul, Pantano Grande, Rio Pardo e chega em Vera cruz no dia 13 de setembro para a cerimônia de Unificação das Chamas. O tradicional Desfile Farroupilha está previsto para o dia 19 de setembro, às 14 horas.

Fonte: Lucimara Silva