28 AGO 2015
GABINETE PREFEITO
Vila Teresa celebra 150 anos

Jantar festivo nesse sábado destaca o processo histórico e cultural dos 150 anos de Fundação da então Villa Thereza

No próximo sábado, dia 29, o Município de Vera Cruz, vive um momento histórico. Nesta data, comemora-se os 150 anos de fundação de Vila Teresa, em observância aos estudos e pesquisas, considerados oficiais, que tornaram o Tenente Coronel Affonso Mabilde o fundador do povoado de Villa Thereza, em 29 de agosto de 1865. A celebração é um marco histórico, fundamental para conhecimento da identidade cultural e histórica do local.

Para comemorar a data, uma série de atividades foram organizadas, envolvendo Secretarias e segmentos municipais, junto à Casa de Cultura, Museu Municipal, escolas e projetos culturais. No ano passado, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou a entrega do Monumento ao Imigrante restaurado – ação que deu início às comemorações. A culminância acontece nesse sábado, a partir das 19 horas, no jantar festivo, na Comunidade Católica do centro.

As homenagens prestadas na noite de aniversário, serão estendidas aos ex-prefeitos, aos descendentes dos emancipacionistas e à descendência de Affonso Mabilde. Sendo esta, a principal homenagem, representada por Arlette Yolanda de Freitas Mabilde, bisneta de Affonso. O professor Bernardo Heck, outro líder homenageado, é um dos historiadores responsáveis pela conservação e promoção da história de Vera Cruz. Por suas mãos conhecemos boa parte dos documentos, registros orais, fatos e elementos da colonização alemã. “Podemos nos referir ao passado e elencar na época, o momento em que fomos, de certa forma, gerados”, orgulha-se Heck.

Para a prefeita municipal, Rosane Petry, a comemoração dos 150 anos de Vila Teresa demarca na trajetória do tempo, a época que o povoado ganha contornos de comunidade e sobretudo, seu processo de planejamento urbanístico e de ocupação. “A relevância da data para a história de Vera Cruz, é indiscutível, pois a partir dessa história, passamos a ter uma identidade”, declarou Rosane. A líder destaca ainda, que o tema será abordado na 19° Feira do Livro e no Desfile Cívico, a fim de aproximar a história dos adolescentes e jovens.

Os ingressos ainda podem ser adquiridos com o Rotary Club, - organizadores do evento -, no valor de R$ 20,00 para adultos ou R$ 12,00 para crianças de 7 a 12 anos. Após a janta, haverá baile com o Grupo Alma Livre. A noite será abrilhantada pela participação do Coral Municipal e pela encenação da peça de teatro Nos Tempos da Vovó, coordenada pelo professor Manfredo Brandt.

Fonte: Lucimara Silva