Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
28
28 AGO 2015
GABINETE PREFEITO
Vila Teresa celebra 150 anos

Jantar festivo nesse sábado destaca o processo histórico e cultural dos 150 anos de Fundação da então Villa Thereza


No próximo sábado, dia 29, o Município de Vera Cruz, vive um momento histórico. Nesta data, comemora-se os 150 anos de fundação de Vila Teresa, em observância aos estudos e pesquisas, considerados oficiais, que tornaram o Tenente Coronel Affonso Mabilde o fundador do povoado de Villa Thereza, em 29 de agosto de 1865. A celebração é um marco histórico, fundamental para conhecimento da identidade cultural e histórica do local.

Para comemorar a data, uma série de atividades foram organizadas, envolvendo Secretarias e segmentos municipais, junto à Casa de Cultura, Museu Municipal, escolas e projetos culturais. No ano passado, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou a entrega do Monumento ao Imigrante restaurado – ação que deu início às comemorações. A culminância acontece nesse sábado, a partir das 19 horas, no jantar festivo, na Comunidade Católica do centro.

As homenagens prestadas na noite de aniversário, serão estendidas aos ex-prefeitos, aos descendentes dos emancipacionistas e à descendência de Affonso Mabilde. Sendo esta, a principal homenagem, representada por Arlette Yolanda de Freitas Mabilde, bisneta de Affonso. O professor Bernardo Heck, outro líder homenageado, é um dos historiadores responsáveis pela conservação e promoção da história de Vera Cruz. Por suas mãos conhecemos boa parte dos documentos, registros orais, fatos e elementos da colonização alemã. “Podemos nos referir ao passado e elencar na época, o momento em que fomos, de certa forma, gerados”, orgulha-se Heck.

Para a prefeita municipal, Rosane Petry, a comemoração dos 150 anos de Vila Teresa demarca na trajetória do tempo, a época que o povoado ganha contornos de comunidade e sobretudo, seu processo de planejamento urbanístico e de ocupação. “A relevância da data para a história de Vera Cruz, é indiscutível, pois a partir dessa história, passamos a ter uma identidade”, declarou Rosane. A líder destaca ainda, que o tema será abordado na 19° Feira do Livro e no Desfile Cívico, a fim de aproximar a história dos adolescentes e jovens.

Os ingressos ainda podem ser adquiridos com o Rotary Club, - organizadores do evento -, no valor de R$ 20,00 para adultos ou R$ 12,00 para crianças de 7 a 12 anos. Após a janta, haverá baile com o Grupo Alma Livre. A noite será abrilhantada pela participação do Coral Municipal e pela encenação da peça de teatro Nos Tempos da Vovó, coordenada pelo professor Manfredo Brandt.

Fonte: Lucimara Silva
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber novidades diariamente
Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro CEP: 96880-000 Vera Cruz / RS
Telefone para contato:
(51) 3718-1222
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia