Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
30
30 ABR 2015
GABINETE PREFEITO
Município é parceiro na permanência do Corpo de Bombeiros

Comissão com os bombeiros, Executivo e Legislativo, mapeará alternativas em prol do pleno funcionamento do serviço


Aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 29, a reunião entre o Corpo de Bombeiros Misto de Vera Cruz, o Legislativo e o Executivo do município. O motivo da reunião foi estudar juntos alternativas sobre reivindicações dos bombeiros, até então, voluntários por melhores condições trabalhistas e desmistificar rumores de que o quartel poderia fechar as portas. O contrato de convênio com o Corpo de Bombeiros firmado em 2009 e assegurava o repasse de recurso para auxílio alimentação, além de locação de prédio, água, luz, telefone e combustível.

Conforme o bombeiro Frederico Machado, o Efetivo Militar está prestes a sofrer uma baixa significativa, reduzindo ainda mais a quantidade de bombeiros disponíveis para o atendimento. Desta forma, para manter o quartel em pleno funcionamento, com atendimento de plantão 24 horas, seria preciso 11 bombeiros civis, melhor remuneração de salário e encargos trabalhistas, seguro de vida, equipamento e treinamento de pessoal, mediante reajuste de convênio entre outras fontes.

O quartel conta com um efetivo de 16 bombeiros, sendo sete militares e nove civis, mas apenas 12 em atividade efetiva. A solução proposta pelos militares é alterar o convênio entre o município e a Associação dos Bombeiros Voluntários, permitindo à Associação contratar, treinar, oferecer equipamentos, garantir direitos e remuneração dos bombeiros. Priorizar a escala de bombeiros voluntários para atuarem junto ao plantão dos mistos e transferir para a Associação a responsabilidade pelo vínculo trabalhista dos civis.

A líder do Executivo, Rosane Petry, propôs a parceria na busca de alternativas para manter o pleno funcionamento do quartel no município. “Se depender dos nossos esforços enquanto administração municipal, o serviço continuará assistindo a comunidade. Seremos parceiros”, declarou. Rosane lembra, que segurança pública é obrigação do Estado.

A partir da reunião, foi criada uma comissão envolvendo os bombeiros, Executivo e Legislativo, que mapeará alternativas em prol da permanência do Corpo de Bombeiros. Mediante a resolução da atual situação, em contrapartida, os bombeiros se comprometeram em promover campanhas de prevenção e orientação, tais como projetos de treinamentos de evacuação em situações de sinistro em escolas e prédios públicos, palestras educativas para prevenção de incêndios além de tornarem-se referência em atendimentos pré-hospitalares.

Fonte: Lucimara Silva
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber novidades diariamente
Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro CEP: 96880-000 Vera Cruz / RS
Telefone para contato:
(51) 3718-1222
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia