Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
FEV
15
15 FEV 2016
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
Prefeitura investe no controle de mormo

Proprietários de equinos receberão serviço veterinário sem custo para a coleta de material


A fim de auxiliar no incentivo aos proprietários de equinos no município de Vera Cruz, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural está investindo no controle de doenças infectocontagiosas e do mormo. O mormo, doença considerada de difícil controle não tem tratamento e é letal para os animais e para as pessoas. Mesmo assim, o risco de uma epidemia é considerado baixo se houver o controle, realizado por meio da apresentação de exames negativos para a doença.

Desta forma, o executivo municipal irá auxiliar na prestação de serviço de coleta de material através do médico veterinário gratuitamente, sendo que o restante do procedimento, como o material utilizado, envio e pagamento do exame fica por conta do proprietário. Os interessados devem residir no município ou ter os animais registrados na Inspetoria Veterinária. O contato deve ser feito na Secretaria de Desenvolvimento Rural ou diretamente com o veterinário, Matheus Landesvatter pelo telefone 9961-3468, com pré-agendamento de no mínimo 15 dias, uma vez que serão realizadas dez coletas por vez. A coleta será realizada a partir de março, todas as segundas e terças-feiras, das 8h30 às 11h30.

A reunião para as tratativas de liberação do auxílio ocorreu na manhã desta sexta-feira, 12. Estiveram presentes os secretários das pastas da Agricultura e de Cultura e Turismo, Alcindo Iser e Antonio Woyciekoski, respectivamente, além do veterinário municipal, Matheus Landesvatter e do presidente da Associação dos Tradicionalistas Vera-cruzenses (ATV), Volmir Iser. A orientação é que sejam realizados os eventos tradicionalistas com o devido cumprimento da norma que obriga a realização do exame nos animais. Cada CTG receberá um regulamento normativo para a realização dos procedimentos.

O Mormo

É uma doença infecciosa que acomete, principalmente, os equinos. Ela não tem vacina, nem tratamento, e é causada pela bactéria Burkholderia mallei que é rapidamente inativada pelo calor, raios solares diretos e por desinfetantes comuns como hipoclorito de sódio. Sua sobrevivência pode ser prolongada em ambientes molhados e úmidos. A doença é transmitida pelo contato com o material infectante, tanto diretamente com secreções do doente, quanto indiretamente por meio de bebedouros, comedouros ou equipamentos contaminados.

Fonte: Lucimara Silva
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber novidades diariamente
Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro CEP: 96880-000 Vera Cruz / RS
Telefone para contato:
(51) 3718-1222
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia