• Setembro 2018

22/02/2018 às 15:41:00
Marcelo Carvalho comanda a Gincana 2018
Prefeitura não vai licitar comissão elaboradora, pois novo coordenador é funcionário público. Economia será de R$ 20,5 mil

Quem conduzirá a equipe responsável pela elaboração, curadoria e aplicação das tarefas da 30ª Gincana Municipal de Vera Cruz é o Coordenador Geral da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, Marcelo Henrique Carvalho. A decisão, consensuada entre as seis equipes que participarão do certame, economizará R$ 20,5 mil – valor recebido pela empresa vencedora da licitação em 2017. Na contrapartida, a ajuda de custo terá reajuste de R$ 500,00 para cada núcleo organizado.

Para o secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Lucas Dalfrancis, a medida segue a lógica necessária de economia. “É evidente que a gincana se trata do coração cultural vera-cruzense, precisa e terá investimento e atenção absoluta, no entanto precisamos fazer gestão responsável do recurso público e buscar alternativas viáveis de contenção”, avalia. Em 2017, projeto de lei aprovado para despesa foi de R$ 105 mil. Agora, a previsão é de redução em até 20%.

Marcelo já liderou o trabalho em 2016 e, nesta edição, soma-se ao time de elaboradores Leonardo Souza, Mário Peitter, Paulo Celso Gerhard e mais integrantes devem se incorporar a lista. A composição da comissão organizadora, mais ampla, será de funcionários da Prefeitura. O novo coordenador adianta que será revista a quantidade e a distribuição dos integrantes inscritos, além de garantir que a comissão julgadora das tarefas subjetivas seja estritamente técnica, com a presença de jurados de notório saber. “A execução da gincana se tornou profissional e a sua avaliação precisa ser de igual patamar. Trata-se de resguardar a legitimidade do evento”, reflete.

O calendário de eventos de 2018 prevê que a Gincana aconteça de 25 a 27 de maio, e o resultado está previsto para o dia 2 de junho, em Baile no Clube Vera Cruz, com animação da Banda Itamone, de Caxias do Sul. A participação das tradicionais equipes está confirmada: Kabonghi, Kaimana, Largados, Los Refugos, Selvagens e Xirus.