• Dezembro 2018

09/03/2018 às 11:54:00
Linha Henrique D´Ávila vai receber asfalto

“A obra do asfalto de Linha Henrique D'Ávila vai recomeçar e será entregue em nossa gestão. Acredito nisso”, declara, esperançoso, o prefeito Guido Hoff (PSB). Desde janeiro de 2017 o líder do Executivo acompanha silenciosamente o pleito da VRS-847, que tramita no Palácio Piratini. Com a obra incluída no orçamento do Estado, a Secretaria de Infraestrutura e Transportes informou nesta quarta-feira (7) que a empresa Ribas, detentora do contrato de construção paralisado em 1993, será notificada judicialmente da rescisão unilateral. O afastamento da empreiteira era o principal entrave para retomada da obra.

A partir da revogação, o governo gaúcho abrirá novo processo licitatório para conhecer a construtora que executará o trecho entre Vila Triângulo e Albardão. A estrada é intermunicipal e liga Vera Cruz e Rio Pardo num itinerário de 12 quilômetros de chão batido. Pelo fato de se tratar de ano eleitoral, os trâmites burocráticos devem se desdobrar até o primeiro semestre de 2018.

Após a última audiência com o secretário Pedro Westphalen e o assessor jurídico do Estado, Humberto Canuzzo, o prefeito avalia o avanço como histórico, resultado de profunda articulação política diante de uma conquista adormecida há 25 anos. “O Estado vive uma situação financeira frágil e há muitas demandas por pavimentação; o que vamos colher para comunidade é mérito de esforço, de idas e vindas, de trabalho sério e relações estreitadas”, enfatiza Hoff. Antes do lançamento do novo edital, Prefeitura e Estado acordarão a extensão da obra a ser executada.

O prefeito de Vera Cruz assume que a pavimentação era o principal desafio da gestão. “Trata-se da maior obra do governo, um projeto aguardado ininterruptamente há 25 anos. Eu sofro com a população que amarga com a poeira e o barro. Essa demanda é a minha principal bandeira”, sintetiza Hoff que, antes da confirmação oficial, evitava falar do assunto na imprensa. “Assumi o compromisso de gerar resultado, não podíamos mais vender incertezas”, clareia.