• Junho 2018

12/03/2018 às 15:26:00
Programa de Aquisição de Alimentos entrega primeiras cestas

A terça-feira (13) vai ficar marcada na memória de 100 famílias vera-cruzenses inscritas no Cadastro Único. As primeiras cestas básicas compradas através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) serão entregues às 14 horas, no Ginásio de Esportes Segefredo Werner (Guidão). A iniciativa também beneficia cerca de 20 agricultores familiares do Município. Eles são responsáveis pelo fornecimento dos produtos.

Criado em 2003, o PAA é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a vida no campo. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de organizações rurais, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Conforme a coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Social, Gabriela Ferreira, Vera Cruz aderiu ao programa em 2014, porém apenas em 2017 foi contemplado com recursos. “A ação conjunta entre as Secretarias de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Educação, Emater/RS-Ascar e Cooperativa Mista de Agricultores Familiares – Coopervec, teve dois projetos aprovados. Um deles através da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab e outro da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado. Os dois projetos somam aproximadamente R$ 200 mil”, comemora.

As 100 cestas básicas serão distribuídas mensalmente para famílias que se encontram em situação de pobreza e estão inscritas no Cadastro Único. Além das cestas o CRAS/CEARCA e a Casa Lar também serão beneficiados com alimentos do programa. O PAA vai gerar uma economia aos cofres municipais com alimentação dos projetos e das famílias em situação de insegurança alimentar, em torno dos R$ 40 mil anuais.