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MAR
19
19 MAR 2018
SAÚDE
NASF AB inicia atividades com grupos

As Estratégias de Saúde da Família – ESFs e Atenção Básica de Vera Cruz agora contam com o suporte de uma equipe multidisciplinar. É o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF AB, que iniciou as atividades no dia 1º de março, na Secretaria de Saúde. O núcleo atua em conjunto com as equipes das ESFs do bairro Arco-Íris e de Vila Progresso, no Posto de Saúde Central e Espaço Mamãe Criança.


O NASF AB conta com assistente social, profissional de Educação Física e farmacêutico, que trabalham de maneira integrada, apoiando os profissionais das equipes de saúde. Além de agregar práticas, a intenção é compartilhar práticas e saberes com as equipes apoiadas, auxiliando no manejo e na resolução de problemas clínicos e sanitários.


O primeiro grupo da Atenção Básica inicia no dia 2 de abril. O grupo de caminhada e ginástica orientada tem saída marcada para às 8 horas, no Posto de Saúde Central. Serão ministrados exercícios para a manutenção do equilíbrio geral do corpo, prevenção de quedas e melhora do condicionamento físico. Mais informações pelo 3718-3383.


SONO – Uma boa noite de sono é fundamental para dar conta das tarefas do dia a dia. O problema é que nem todos conseguem ter um sono saudável. É comum a ideia de que dormir 8 horas por noite é o ideal. Esse período, no entanto, varia de acordo com a idade. Para os adultos, segundo a Organização Mundial do Sono, são necessárias de 7 a 9 horas de sono, enquanto para os idosos, 6 horas é o suficiente. Na véspera do Dia Internacional do Sono, 16 de março, a equipe do NASF AB promoveu uma ação de conscientização sobre a importância do sono na saúde. Profissionais do núcleo repassaram dicas para melhorar qualidade do sono a quem passava pelo Posto de Saúde Central


CONFIRA AS DICAS

>> Ter horários regulares para dormir e despertar.

>> Ir para a cama somente na hora dormir.

>> Ter um ambiente adequado para dormir: limpo, escuro, sem ruídos e confortável.

>> Não fazer uso de bebida alcoólica, café, chimarrão, determinados chás e/ou refrigerantes próximo ao horário de dormir.

>> Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.

>> Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia

>> Jantar moderadamente em horário regular e adequado.

>> Não levar problemas para a cama.

>> Realizar atividades relaxantes e de repouso preparatórias para o sono, evitando atividades físicas intensas 4 horas antes de dormir.

>> Realizar atividades físicas regularmente.



Fonte: Núcleo de Comunicação Social
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