• Setembro 2018

21/03/2018 às 10:57:00
Saúde agenda para reiki e aromaterapia

A oferta de terapias alternativas no Posto de Saúde Central de Vera Cruz será ampliada. Além da cristalterapia, outras duas Práticas Integrativas e Complementares – PICs passam a fazer parte da lista de tratamentos disponibilizados pela Secretaria de Saúde: a aromaterapia e o reiki.  As técnicas são aplicadas gratuitamente através do Sistema Único de Saúde – SUS.

O reiki é uma técnica japonesa – “rei” = sabedoria divina + “ki” = energia vital – para redução do estresse e relaxamento através da imposição de mãos. Já a aromaterapia é um ramo da osmologia – ciência que estuda os aromas e os odores – baseada no efeito de óleos. Ambas as terapias equilibrar funções físicas, mentais, emocionais e espirituais, produzindo o bem-estar do paciente.

A técnica em enfermagem Clarissa Duarte é a responsável pelas aplicações. Os agendamentos para as sessões de terapias alternativas são feitos na recepção do Posto Central. Mais informações pelo telefone 3718-1327. Conforme a titular da Saúde, Liseana Flores, a secretaria ainda estuda oferecer outras práticas, como a fototerapia e a meditação.