• Abril 2018

28/03/2018 às 14:09:00
Protetor das Águas paga produtores no dia 5

Os produtores rurais de Vera Cruz que preservam o Arroio Andréas receberão o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na próxima semana. Os valores do Programa Protetor das Águas agora são financiados pela Philip Morris Brasil, que aderiu ao programa em 2018. No entanto, o pagamento que será realizado na quinta-feira (5) é referente ao ano passado. A cerimônia ocorre às 14 horas, no Clube Cultural e Esportivo Vera Cruz.

Conforme o Secretário de Obras, Saneamento e Trânsito e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e ainda coordenador do programa, Gilson Becker, a Caixa recentemente aprovou os projetos encaminhados e liberou recursos do convênio firmado entre o Município e a Agência Nacional de Águas (ANA). “Foram licitados nesta semana os itens para implantação do plantio direto. As demais metas previstas no plano de trabalho estão em processo licitatório”, exalta Becker.

O projeto de Conservação de Solos totaliza um montante de R$ 667.425,00 a ser aplicado em 144,48 hectares de 63 produtores integrado no Programa Protetor das Águas. A União repassou R$ 654.076,50 e a prefeitura deu contrapartida de 2% desse valor, R$ 13.348,50. Com os recursos além do plantio direto, devem ser realizadas ações de educação ambiental para os produtores, capacitação para operadores de máquinas e para a equipe técnica, melhorias nas estradas rurais e adequação de taludes no Arroio Andréas.

PALESTRA – O Secretário Gilson Becker e a Técnica de Operações da Estação de Tratamento de Água e Esgoto – ETA, Tanise Etges, palestram em Soledade na noite desta quarta-feira (28). Os dois vão falar sobre o projeto desenvolvido para a proteção de nascentes e recuperação de recursos hídricos. Em 2017, um grupo de Soledade esteve em Vera cruz para conhecer as ações. A atividade inicia às 19h30 no Centro Cultural de Soledade. A realização é da unidade local da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, com apoio do Departamento Municipal de Meio Ambiente.