09 ABR 2018
CULTURA, TURISMO, ESPORTES E LAZER
Feira da Produção terá nova data e local

Inovação. Essa é a palavra chave para a 10ª Feira da Produção. A festa de Vera Cruz, slogan do evento, sairá da Praça José Bonifácio, na Rua Cláudio Manoel, no Centro da cidade, para ocupar os 50.000 m² do Parque Municipal de Eventos, na Rua Carlos Wild, Bairro Araçá. Impulsionada por diversos fatores, entre eles as condições climáticas, a festa também deixará de ocorrer em junho para ser realizada em de 15 a 18 de novembro.

“A feira cresceu muito ao longo dos últimos nove anos e precisamos pensar cada vez mais alto”, projetou o vice-prefeito, Alcindo Iser, ao abrir a reunião de apresentação e debate da nova proposta aos proprietários de agroindústrias. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (5), na Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer e teve total aceitação.

Para o titular da pasta, Lucas Dalfrancis, a festa é costurada de forma que atenda ainda mais o desejo dos vera-cruzenses por uma grande festa. “Vamos captar recursos externos para fazer desta a maior Feira da Produção, tanto em estrutura quanto em atrações, por isso precisamos de tempo hábil para embasar os projetos”, almeja o secretário.

Outra boa nova anunciada ontem é a garantia de duas emendas parlamentares, que totalizam R$ 500 mil, para a construção do Pavilhão das Agroindústrias. A construção, com 700 m², deve replicar a estrutura locada todos os anos para abrigar os produtores e que ficava instalada na Rua Tiradentes. A obra também não estaria pronta até junho, o que reforça a mudança da data.

O aluguel de estrutura para exposições comerciais também será dispensado com a utilização do Ginásio Poliesportivo, que tem 3.000 m². A economia com as locações será de mais de R$ 50 mil, que poderão ser investidos em estruturas fixas no Parque. Além disso, será possível utilizar o Estádio Municipal Norberto Otto Wild para estacionamento fechado para mais de 500 veículos. A administração do serviço deverá ser repassada a alguma entidade beneficente do Município.

A intenção agora é criar uma estratégia de marketing para divulgar as novidades e atrair um grande público para o evento, que coincide com a data do Encontro de Artes e Tradição – Enart, em Santa Cruz do Sul. A busca por shows voltados a este público é uma das principais apostas. A Feira da Produção deve ser amplamente divulgada durante a Oktoberfest e a Feirasol, em Vale do Sol.

Ao final do encontro, os proprietários de agroindústrias visitaram o Parque, acompanhados do vice-prefeito e do secretário, da chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Mirna Weber, do presidente da Coopervec, Romeu Mueller, e do presidente do STR, Geraldo Back, além de integrantes das Secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Obras, Saneamento e Trânsito. Um dos mais empolgados com a ideia era Osmar da Silva, da Agro 66, que produz embutidos. "O Município está de parabéns pelo projeto. É perfeito", elogiou.