• Agosto 2018

04/05/2018 às 11:45:00
CAPS inscreve para Fórum de Saúde Mental

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Para marcar a data o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Vera Cruz participa do 22º Fórum Anual de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo. O evento, que tem como tema “Dê asas à sua loucura: vista sua fantasia e venha ser você”, ocorre no dia 29 de maio, terça-feira, no Ginásio de esporte da Comunidade Evangélica 25 de Julho, de Vale Verde.

Mais de 600 pessoas devem participar da programação promovida pelas prefeituras de Passo do Sobrado e Vale Verde e do Fórum Regional Permanente de Saúde Mental, com apoio e realização das prefeituras de Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz, além da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Para a coordenadora do CAPS, Iara Ortiz Paz, a intenção é fortalecer o serviço e divulgar a saúde mental, em contrariedade a internação psiquiátrica. “Com o fim dos manicômios, trabalhamos o paciente para a busca da família”, sintetiza. A psicóloga do CAPS, Ivani Keller, pretende inscrever em torno de 80 vera-cruzenses para o Fórum. Os interessados devem procurar o centro até o dia 15 de maio.

Na programação do evento estão café compartilhado, apresentações artísticas, teatro e mostra de atividades realizadas nos CAPS do município participantes, com comercialização de trabalhos. O foco das atividades são os usuários, por isso, os próprios pacientes farão apresentações e rodas de conversa sobre experiências vividas. O CAPS de Vera Cruz leva a Banda Menos Rivotril para o Fórum, além de outras atrações.

A equipe de profissionais do serviço acompanha os usuários no Fórum, em Vale Verde. “É um dia festivo, aberto a comunidade que quiser conhecer os trabalhos desenvolvidos, desde crianças até idosos”, convida Iara. Em razão da atividade, no dia 29 não haverá atendimento no CAPS de Vera Cruz. O serviço estará fechado.