• Agosto 2018

14/05/2018 às 15:53:00
Município usa modelo pioneiro para licitar nova creche

Construído para servir. A tradução do termo inglês built to suit norteará a obra da nova creche de Vera Cruz. Até o começo do próximo ano letivo, o Município contará com mais 70 vagas na educação infantil. A proposta inovadora, aprovada pela Câmara de Vereadores, está baseada em um modelo utilizado pelo ramo imobiliário para identificar contratos de locação a longo prazo, cuja construção atende os interesses do locatário.

A prefeitura de Vera Cruz é a primeira na região Sul do Brasil a empregar o modelo. “Fomos pioneiros na eletrificação rural, no telefone automático, no transporte escolar e tantas outras ideias. Esse protagonismo não poderia faltar nesta gestão. Cá estamos outra vez para escrever um novo capítulo na história do Município”, comemora o prefeito Guido Hoff, ressaltando o empenho dos setores Jurídico e de Engenharia nas consultas para elaboração do projeto.

A nova creche será construída em uma área da prefeitura ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pedro Pauli, no Bairro Imigrante. Conforme o Secretário de Educação, Cláudio Stoeckel, a construção atenderá uma região da área urbana sem atendimento de educação infantil. “Com a abertura dessas vagas, o Município supre a deficiência existente hoje e a demanda que virá pelos próximos anos”, garante o titular da pasta.

O edital de licitação será publicado nesta semana. O investimento tem valor estimado em até R$ 1.407.757,01. Para a construção da Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI, com área de 723,80m², podem ser gastos até R$ 1.225.678,02. Já para mobiliário, equipamentos e utensílios, o custo deve ser de até R$ 182.078,99. O projeto e a execução ficarão por conta da empresa vencedora do processo licitatório, seguindo padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, do Ministério da Educação – MEC.

O modelo representa uma economia para Município em relação a contratação de financiamento. Atualmente, a Educação paga R$ 12.646,40 mensais para creches particulares que atendem 46 crianças com bolsa integral ou parcial. A partir da entrega da EMEI, o Município pagará um valor mensal de até R$ 10.865,65, considerando a locação de um prédio de mesmo porte mais o capital investido na obra, sendo que após 240 meses, a creche passa a integrar o patrimônio do Município.

SABOR DE ALEGRIA – Na sexta-feira (11), o Município inaugurou as obras de ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil Sabor de Alegria, no Bairro Cipriano de Oliveira. A construção de mais uma sala, de 56,89 m², aumenta a capacidade da creche em 32 vagas, totalizando 112 crianças. A obra possibilita a oferta do Pré 1, antes Nível C, o que permite que os pequenos permaneçam na mesma escola até o ingresso no ensino fundamental. Além da nova sala, foi realizada ampliação do berçário, pequenos consertos e reformas, instalação de calhas, de coberturas e colocação de pisos. O valor total investido foi de R$ 94.480,93.