• Agosto 2018

17/05/2018 às 15:30:00
NASF AB oferece aulas de ginástica para gestantes

A Organização Mundial da Saúde recomenda alimentação saudável e atividade física durante a gravidez. A indicação da OMS é para que as futuras mamães se mantenham saudáveis e evitem o ganho de peso excessivo. Atendendo essa sugestão, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Atenção Básica (NASF AB) oferece às gestantes vera-cruzenses a possibilidade se exercitarem com orientação e sem custo.

Conforme a profissional de educação física, Simony Fagundes, a ginástica para gestantes prioriza os exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, com foco em prevenção à dor lombar e melhora da circulação sanguínea. “Além dos benefícios orgânicos para a mamãe, o bebê também já sente o cuidado. Isso traz, de forma antecipada, incremento no vínculo com a mãe, favorece o desenvolvimento cerebral e previne o parto prematuro”, explica a profissional.

Quem já está recebendo atendimento é a professora Nádia Almeida. Grávida de 33 semanas de Joaquim ela conta que está adorando participar das aulas. “Eu sempre pratiquei atividades físicas e durante a gestação dei continuidade por saber da importância tanto para minha saúde e bem-estar quanto do bebê. É uma ótima preparação para o parto natural e também traz outros benefícios, pois é momento de conversar, trocar ideias, se exercitar e principalmente conhecer o próprio corpo”, afirma Nádia, elogiando a preocupação da profissional em explicar cada exercício para que seja possível dar continuidade em casa e após a gravidez.

As gestantes também são incentivadas a fortalecer a interação da família com o bebê, estabelecerem uma alimentação saudável, além de conhecer atitudes de segurança para se preservarem de quedas, uma vez que, com o avançar da gestação, o equilíbrio do corpo da gestante fica modificado. As gestantes interessadas em participar das atividades devem comparecer no Espaço Mamãe Criança nas quartas-feiras, das 10h às 11h ou das 15h às 16h.