• Junho 2018

06/06/2018 às 10:21:00
Concurso entre merendeiras chega à etapa regional

Seis municípios do Vale do Rio Pardo se unem na próxima semana para o concurso culinário do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Iniciado ainda no ano passado, com etapas em cada uma das cidades, o PNAE Chef nasceu com o intuito de incentivar os manipuladores de alimentos de escolas municipais de educação infantil – EMEIs e de ensino fundamental – EMEFs a aprimorar a merenda escolar.

Na onda dos reality shows de culinária, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Caroline Ortolan, lembra que a ideia surgiu em uma conversa entre integrantes do Setor de Alimentação Escolar do Município de Vera Cruz. A partir disso, foram contatadas cidades da região e a disputa ganhou a participação de Gramado Xavier, Herveiras, Pantano Grande, Sinimbu e Vale do Sol.

Os melhores pratos das etapas locais serão apresentados na próxima quarta-feira (13), no Clube Vera Cruz. O concurso inicia às 13h30 e terá quatro renomadas avaliadoras, vindas do Conselho Regional de Nutrição, Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar – Cecane da Universidade Federal do Rio grande do Sul – UFRGS e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac.

Sete pratos elaborados por dezoito merendeiras serão analisados em cinco critérios: valor nutricional, frequência de alimentos in natura, aparência da preparação, sabor da preparação e boas práticas do manipulador. Além das juradas, as autoridades e convidados participantes também irão experimentar os pratos. Entre os objetivos do concurso estão o de valorizar os profissionais responsáveis pela manipulação da alimentação escolar, despertar a autonomia do manipulador de alimentos, fomentar a agricultura familiar e a troca de experiências entre nutricionistas.