• Setembro 2018

14/06/2018 às 08:07:00
Saúde cria equipe volante para atendimentos no interior

Três unidades básicas localizadas na zona rural de Vera Cruz passam a ter escala de atendimento a partir da próxima segunda-feira (18). A Secretaria Municipal de Saúde implanta a equipe volante nos postos de Linha Andréas, Ferraz e Henrique D’Ávila. Médico, dentista, enfermeiro e técnico de enfermagem estarão nesses locais pelo menos três vezes por semana para acolhimento dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

A mudança atende exigência do Conselho Regional de Enfermagem. O município já havia sido notificado em razão da permanência apenas de técnico de enfermagem nesses postos, quando o Coren exige também a presença de enfermeiro. Além disso, a intenção da Secretária de Saúde, Liseana Palma Flores, em consonância com as medidas de economicidade adotadas pelo prefeito Guido Hoff, é reduzir os gastos nessas unidades. “Hoje temos esses postos abertos todos os dias da semana, porém em alguns dias apenas com técnico de enfermagem, o que é oneroso para o Município e não soluciona os atendimentos da população. Agora teremos uma equipe completa para atendimento em dias específicos para melhor organização dos profissionais e usuários”, endossa a titular da pasta.

Moradores atendidos nas três unidades participaram de reuniões com a Secretaria de Saúde para esclarecer dúvidas sobre o atendimento da equipe volante. A escala nas unidades básicas do interior será dividida por quinzenas. Na primeira metade do mês a equipe estará em Ferraz nas quartas-feiras pela manhã e em Andréas à tarde. Já na segunda metade do mês o atendimento é inverso: Andréas nas quartas-feiras pela manhã e em Ferraz à tarde. Nos demais dias o atendimento segue a escala abaixo:

PRIMEIRA QUINZENA

Andréas – segundas pela manhã, quartas e quintas à tarde

Ferraz – segundas à tarde, quartas e sextas pela manhã

Henrique D’Ávila – terças pela manhã e à tarde, quintas pela manhã e sextas à tarde

SEGUNDA QUINZENA

Andréas – segundas e quartas pela manhã, quintas à tarde

Ferraz – segundas e quartas à tarde, sextas pela manhã