• Novembro 2018

15/06/2018 às 09:29:00
Herveiras vence 1º PNAE Chef Regional

Alice Veridiana da Silva, Ana Francieli Rodrigues dos Santos e Beatriz Jussara Hentschke são as vencedoras da primeira edição do concurso culinário PNAE Chef. Merendeiras no município de Herveiras, elas elaboraram um pão recheado que ganhou o gosto das avaliadoras na tarde desta quarta-feira (13), no Clube Vera Cruz. A receita bateu as outras seis concorrentes dos municípios de Gramado Xavier, Pantano Grande, Sinimbu, Vera Cruz e Vale do Sol.

As 18 merendeiras participantes tiveram os pratos avaliados por Helena Gorziza, do Conselho Regional de Nutrição; Francisca Maria Asmannn Wischmann, da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc; Gabriela Lucciana Martini, do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar – Cecane da Universidade Federal do Rio grande do Sul – UFRGS e Cátia Leal Silveira, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac. Valor nutricional, frequência de alimentos in natura, aparência da preparação, sabor da preparação e boas práticas do manipulador foram os critérios analisados.

Para uma das vencedoras, Ana Francieli Rodrigues dos Santos, ter chegado à final do concurso já era uma vitória. “Ver os pequenos nos desejando boa sorte, foi emocionante”, conta. Sobre a receita, a servidora de Herveiras lembrou que a ideia era elaborar algo colorido que chamasse a atenção das crianças. “Dá trabalho montar os pãezinhos, mas a recompensa é o ver os pequenos felizes saboreando algo nutritivo”, revela Ana Francieli.

Conforme a nutricionista da Secretaria de Educação de Vera Cruz, Caroline Ortolan, a disputa é uma das atividades do Programa Nacional de Alimentação Escolar e surgiu com a intenção de incentivar os manipuladores de alimentos de escolas de educação infantil e de ensino fundamental a aprimorar a merenda escolar, despertando a autonomia e fomentando a agricultura familiar. “O principal objetivo do PNAE Chef foi alcançado. Nós, do Setor de Alimentação Escolar, estamos cheios de orgulho e com sensação de dever cumprido”, finaliza a nutricionistas.

Publicado: 14 de JUNHO de 2018
PNAE Chef 2018

Herveiras vence 1º PNAE Chef Regional

Alice Veridiana da Silva, Ana Francieli Rodrigues dos Santos e Beatriz Jussara Hentschke são as vencedoras da primeira edição do concurso culinário PNAE Chef. As merendeiras elaboraram um pão recheado que ganhou o gosto das avaliadoras. A receita bateu as outras seis concorrentes dos municípios de Gramado Xavier, Pantano Grande, Sinimbu, Vera Cruz e Vale do Sol.