• Outubro 2018

12/07/2018 às 16:02:00
Município recebe habilitação para CAPS IJ

O Centro de Atendimento Municipal Especializado – C-AME é transformado em Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS IJ. A habilitação foi publicada na semana passada pelo Ministério da Saúde. A partir de agora, o serviço - que por nove anos foi mantido com recursos próprios -, receberá verba federal mensal para custeio dos atendimentos. Além disso, a unidade de Vera Cruz será referência para outros quatro municípios: Vale do Sol, Gramado Xavier, Sinimbu e Herveiras.

Conforme a Secretária de Saúde, Liseana Palma Flores, assim como Vera Cruz, essas cidades também eram atendidas em Santa Cruz do Sul. No entanto, o município vizinho pediu descredenciamento da regionalização, para atender somente os próprios pacientes. Com isso, a Capital das Gincanas, que já possui o CAPS I, buscou o cadastramento para a demanda infantojuvenil.

O cadastramento e a habilitação do Ministério Saúde permitem a manutenção e a ampliação do serviço. Hoje, segundo a coordenadora do CAPS IJ, Fabiana Borowsky, até então são realizados entre 200 e 250 atendimentos por mês. “A demanda que virá dos demais municípios será conhecida no dia 31 de julho, quando gestores das quatro prefeituras estarão reunidos para construir o processo de atendimento”, projeta a psicóloga.

O CAPS IJ, assim como o antigo C-AME, proporciona acolhida a crianças e adolescentes nas áreas de saúde mental, psicomotricidade, aprendizagem e distúrbios da comunicação. O trabalho é realizado de forma interdisciplinar por profissionais da psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, psiquiatria e psicomotricidade. As recepções são individuais e em grupos, buscando a parceria com as redes municipais de atendimento à infância e adolescência.

Como referência regional, haverá necessidade de mudança do espaço atualmente locado para funcionamento do C-AME. Em razão da demanda maior do CAPS IJ, a prefeitura estuda a reforma de um prédio próprio para estabelecer o serviço.