• Novembro 2018

15/08/2018 às 11:21:00
Vacinação contra a polio e sarampo tem baixa procura

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo está com índices abaixo do esperado em Vera Cruz. A imunização de crianças entre zero e cinco anos incompletos iniciou no dia 6 de agosto e encerra no dia 31. Neste sábado (18), acontece o Dia D da Campanha, quando as salas de vacina funcionam das 8 até 17 horas, sem fechar ao meio dia. Os pais ou responsáveis devem comparecer com a carteira de vacinação da criança.

É possível levar os menores para receber as doses no Espaço Mamãe Criança, nas Estratégias de Saúde da Família – ESFs do Bairro Arco-íris e de Vila Progresso e na unidade de saúde de Linha Henrique D'Ávila. Conforme a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde, enfermeira Daniela Schneider, todas as crianças devem comparecer para receber o reforço contra as doenças. “A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças nesta faixa etária. Em Vera Cruz são 1.119 crianças”, calcula Daniela.

Nos demais dias do mês a vacinação ocorre no Espaço Mamãe Criança, nas ESFs Arco-íris e Progresso e também conforme a agenda da Equipe Volante no interior. Pessoas de outras faixas de idade que desejam verificar sua situação vacinal em relação ao sarampo devem procurar as Unidades de Saúde a partir de setembro. “Este mês todos os esforços são para atingir as metas e realizar a vacinação nas crianças até cinco anos”, explica a enfermeira.