• Novembro 2018

16/08/2018 às 16:31:00
Semana da Pátria abre dia 1º de setembro

A Secretaria de Educação de Vera Cruz já definiu as atividades da Semana da Pátria 2018. A abertura da programação acontece no sábado, dia 1º de setembro, com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, na Praça José Bonifácio. Neste ano o Grupo Escoteiro Vera Cruz se junta a Brigada Militar e ao Corpo de Bombeiros Misto para a condução do fogo até a Pira da Pátria.

Até 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, escolas e entidades estarão envolvidas nos Momentos Cívicos realizados no hasteamento e arriamento das bandeiras. A homenagem nacional neste ano é para o Projeto Rondon. No Estado, o Tribunal da Justiça Militar será o homenageado. As escolas de Vera Cruz mantêm como sugestão de tema as Vivências no Espaço Escolar, podendo apresentar trabalhos e projetos realizados ao longo do ano.

O feriado de movimentação na Rua Cláudio Manoel, por conta do Desfile Cívico, será também de FelizCidade na Praça. Expositores diversos, praça de alimentação e atrações culturais, além de mateada, complementam a programação no encerramento da Semana da Pátria. O desfile inicia às 14 horas e terá ainda a participação das equipes da Gincana da Escola Estadual Vera Cruz (Poli).

Segundo o Secretário de Educação, Cláudio Stoeckel, a Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado – BIB é sempre uma chamarisco para o público. Já para o titular da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Marcelo Henrique Carvalho, a realização do FelizCidade na Praça contempla a comunidade e os expositores. “Temos que aproveitar o feriado e a grande concentração de pessoas para o Desfile e mostrar o que Vera Cruz tem bom”, complementa o secretário.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA 2017

01/09 – SÁBADO

9 horas: Abertura oficial da Semana da Pátria de 2018

- Condução do Fogo Simbólico até a Pira da Pátria, na Praça José Bonifácio, pelo Corpo de Bombeiros e Brigada Militar de Vera Cruz, juntamente com Grupo Escoteiro 72/RS.

- Hasteamento das bandeiras e acendimento da Pira

16 horas:  Arriamento das bandeiras

02/09 – DOMINGO

8 horas: Hasteamento das bandeiras

16 horas: Arriamento das bandeiras

03/09 – SEGUNDA-FEIRA

- Momento Cívico com as Escolas Elemar Kroth, Anchieta e Mesquita

04/09 – TERÇA-FEIRA

8h30min: Hasteamento das bandeiras

- Momento Cívico com as escolas João Carlos Rech, José Pedro Pauli, Dionéa e Poli

05/09 – QUARTA-FEIRA

8h30min: Hasteamento das bandeiras

Momento Cívico com as escolas São Sebastião, São Francisco, Vovô Adail, Sabor de Alegria e Raio de Luz

06/09 – QUINTA-FEIRA

8h30min: Hasteamento das bandeiras

- Momento Cívico com as escolas Imigrante, Pingo de Gente, Helberg Franke e José Bonifácio

16h30min: Arriamento das bandeiras

07/09 – SEXTA-FEIRA (feriado)

8h30min: Hasteamento das Bandeiras

14 horas: Desfile Cívico com a participação de escolas e entidades e da Banda do 7º BIB, de Santa Cruz do Sul. Após o término do Desfile, arriamento das bandeiras e extinção do Fogo Simbólico, encerrando a Semana da Pátria de 2018.