• Setembro 2018

20/08/2018 às 16:59:00
Grupos de ginástica do NASF AB tem mais de 60 participantes

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF AB tem ampliado a participação nas atividades oferecidas. Só nos grupos de ginástica já são mais de 60 participantes. No Posto de Saúde Central são 20 pessoas que se exercitam todas as segundas-feiras. Na Estratégia de Saúde da Família – ESF do Bairro Arco-íris, são 25 participantes que se encontram todas às quartas-feiras. E na ESF de Vila Progresso, 15 pessoas se encontram para praticar ginásticas todas às quintas.

Na maioria idosos, mas também adultos e crianças, os participantes mostram disposição para se exercitar, já que as atividades iniciam sempre às 8 horas. Embora seja um bom número e as atividades com os grupos tenham começado em abril, a profissional de educação física que coordena os trabalhos, Simony Fagundes, lembra que ainda há vagas. “É importante a participação dos jovens, pois assim facilitamos o acesso a uma vida mais saudável desde cedo. As atividades são adaptadas para a idade e fase de desenvolvimento físico e motor deles” salienta.

Ainda conforme Simony, dentro das Práticas Integrativas Complementares – PICS, terá início nos próximos dias um grupo de meditação guiada. “Os exercícios orientam as pessoas a controlar a ansiedade, resgatar a autoestima, despertar consciência corporal, reaprender a respirar corretamente, aprender técnicas de relaxamento corporal, identificar sentimentos que adoecem o corpo, assim como se identificar como principal agente responsável pelo autocuidado”, convida.

Os encontros terão início no dia 5 de setembro, às 10 horas, no Espaço Mamãe Criança. As inscrições são feitas no local ou pelos telefones 3718-1327, 3718-3383 ou 3718-3114. Também há vagas para gestantes interessadas em se exercitar. A atividades física nesse período é indicada pela Organização Mundial da Saúde. Nesse caso, os exercícios repassados pela profissional de educação física são de alongamento e fortalecimento muscular, com foco em prevenção à dor lombar e melhora da circulação sanguínea.

Para Simony, essas atividades incrementam o vínculo, favorecem o desenvolvimento cerebral e previnem o parto prematuro. As gestantes também são incentivadas a fortalecer a interação da família com o bebê, estabelecerem uma alimentação saudável, além de conhecer atitudes de segurança para se preservarem de quedas, uma vez que, com o avançar da gestação, o equilíbrio do corpo da gestante fica modificado. As gestantes interessadas em participar das atividades devem comparecer no Espaço Mamãe Criança nas quartas-feiras, das 10h às 11h ou das 15h às 16h.