• Novembro 2018

06/09/2018 às 18:12:00
Município tem melhor IDEB da região nos Anos Iniciais

A rede municipal de ensino de Vera Cruz é destaque no Vale do Rio Pardo. É o que mostra o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. O indicador foi criado pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas. O cálculo é medido numa escala de 0 a 10 e leva em consideração dados sobre aprovação escolar e desempenho nas provas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Os resultados são divulgados a cada dois anos.

Entre os 14 municípios da região, Vera Cruz tem a maior média para os Anos Iniciais: 6.5. Já nos Anos Finais, o Município é o terceiro na região, com média 4.7. A Escola Municipal José Bonifácio, de linha Andréas, é a que tem melhor avaliação. Entre alunos de 4º e 5º ano a média é de 7.0 e os de 8º e 9º ano tem média 5.0. A diretora do educandário, Neusa Meert, entende que o resultado se deve à equipe qualificada e ao envolvimento da comunidade escolar. “É a valorização de todos os envolvidos no processo educacional, desde motoristas, auxiliares, professores e direção, até às famílias que estão sempre presentes na escola. Isso garante a disciplina e o respeito”, enaltece a diretora.

As Escolas Estaduais Tenente José Jerônimo Mesquita e Paraguaçu, também obtiveram excelentes índices nos Anos Iniciais, 7.1 e 7.2, respectivamente. Embora sejam escolas estaduais, a nota contribui para a média do Município. No Rio Grande do Sul a média foi de 5.8 para os Anos Iniciais, mesma média do Brasil, e 4.6 para Anos Finais, onde a média no país foi de 4.7. A rede municipal não possui Ensino Médio.

Para o Secretário de Educação, Cláudio Stoeckel, Vera Cruz pode se orgulhar. “Também precisamos avançar e melhorar os índices, mas estamos trabalhando e resultados positivos estão surgindo. Atingimos a meta nas séries iniciais e para nossa satisfação, estamos com a nota mais alta entre todos municípios da região, e numa boa classificação estadual. Nas séries finais ficamos numa posição intermediária. Vamos buscar uma alternativa para melhorar”, avalia o titular da pasta.