• Dezembro 2018

04/10/2018 às 16:32:00
Saúde une programação do Dia do Idoso ao Outubro Rosa

O mês que lembra a prevenção ao câncer de mama também é o mês em que se comemora o Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Para ampliar a programação e a conscientização dos vera-cruzenses a Secretaria de Saúde de Vera Cruz decidiu unir as programações e as entidades. A Liga Feminina de Combate ao Câncer e o Conselho Municipal do Idoso – Compei são parceiros nas atividades desenvolvidas até o dia 29 de outubro.

Sucesso em 2017, o Feliz Idade terá a segunda edição neste ano. O evento ocorre no dia 22, na Associação de Moradores do Bairro Arco-íris. Da mesma forma o Papo Cor de Rosa ganha a segunda edição. Será no dia 29 na Comunidade Católica da Esquina Koelzer. Ambas as palestras iniciam às 14 horas, com a Secretária de Saúde Liseana Palma Flores, sobre o pensar da pessoa idosa, e com a enfermeira Cleusa Piovisan, que aborda a prevenção e auto avaliação do câncer de mama em idosas.

Em meio às datas das palestras, no dia 26, ocorre caminhada de sensibilização, com concentração, alongamento e saída às 15 horas da Secretaria de Saúde, passando pela Praça José Bonifácio até a Prefeitura. Além disso, cada unidade se organiza internamente para oferecer atendimentos especiais em outubro. No Posto de Saúde Central, por exemplo, haverá horário estendido todas as quartas-feiras do mês, das 16h30 às 19h30.

A intenção é contemplar mulheres que devido a outras atividades não conseguem acessar os serviços para realização de exames de pré-câncer e de mamas. Os agendamentos podem ser feitos no Posto Central ou pelo telefone 3718-1327. Ainda neste mês, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família Atenção Básica – NASF AB realiza falas nas unidades de saúde para sensibilizar as equipes no atendimento à pessoa idosa.

As atividades em alusão ao Outubro Rosa ainda serão reforçadas pela iluminação de prédios públicos na cor símbolo do mês. A Prefeitura, o Posto de Saúde Central e o Hospital Vera Cruz terão refletores rosa durante à noite. A prevenção ao câncer de mama também vai ser lembrada pela instalação de um grande Laço Rosa na sacada da Prefeitura.