Ir para conteúdo principal
Telefone1(51) 3718-1222 Whatsapp(51) 9985-10387

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
EnfeiteAGENDA DE EVENTOS

  • Novembro 2018
  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
EnfeiteDÊ SUA OPINIÃO - Veja outras enquetes
Em qual secretaria o Município de Vera Cruz deveria investir mais?
Saúde.
Educação.
Cultura.
Notícias
Principal   Notícias
 

01/11/2018 às 11:36:00
Decretada situação de emergência após temporal

O temporal que atingiu o Município de Vera Cruz na noite desta terça-feira (30) deixou danos por todas as regiões. As mais atingidas foram os Bairros São Francisco e Boa Vista e as localidades de Linha Henrique D’Ávila, Fundinho, Mato Alto e Rincão da Serra. No Corredor Berger uma casa teve o telhado totalmente arrancado e mãe e filha foram levadas para o hotel da cidade.

A Defesa Civil calcula que mais de 200 residências tiveram telhas arrancadas ou foram destelhadas. As famílias mais carentes estão sendo cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. A distribuição de lonas começou logo após o vendaval, seguido de fortes precipitações e granizo. Já o levantamento dos prejuízos começou pela manhã.

Cerca de 1.500 alunos de cinco escolas municipais, três de ensino fundamental, Elemar Kroth, Benno Mueller e São Francisco, uma de educação infantil, Moacir Pereira, e duas estaduais, Poli e Paraguaçu, estão sem aulas devido aos danos. Além dessas escolas do município, a Sabor de Alegria, também não terão aulas nesta quinta.

O prédio da Secretaria de Cultura, que abriga ainda a Biblioteca Alberto Pasqualini e o Setor de Licitações, também teve problemas e o expediente nesta quarta-feira foi apenas interno, em razão da falta de comunicação por telefone e Internet. Mais de 400 livros e revistas ficaram encharcados.

O Pronto Atendimento do Hospital Vera Cruz foi fechado na noite de terça e parte da manhã de quarta. Dois pacientes foram levados UPA em Santa Cruz do Sul na noite de ontem. O Posto de Saúde Central segue sem energia elétrica e sem comunicação. Também houve danos na ESF do Bairro Arco-íris. O mesmo acontece com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, onde o Departamento de Meio Ambiente está sem comunicação.

Diversas estradas tiveram bloqueios por causa da queda de postes e de árvores. Muitas lavouras de fumo nas localidades mais atingidas do interior foram totalmente perdidas. O galpão do Parque de Eventos Tradicionalistas ficou destelhado. O trabalho da Secretaria de Obras e do Corpo de Bombeiros Misto foi fundamental para garantir a segurança e a desobstrução do trânsito ainda na noite de ontem.

Equipes da RGE Sul Distribuidora de Energia trabalham para reestabelecer o fornecimento de luz na cidade e no interior. O coordenador regional da Defesa Civil, Ten Cel André Silvério, participou no começo da tarde de uma reunião com o secretariado e orientou que o Município decretasse situação de emergência para buscar ajuda para as famílias carentes que tiveram prejuízos e para que a população possa acessar recursos para esse tipo de situação, como o do FGTS, além dos pedidos de prorrogação de dívidas por parte dos produtores rurais.

Os poços de abastecimento de água de Linha Sete de Junho, Linha Alta e Corredor Petry estão com falta de energia trifásica. Em consequência as localidades de Linha Dona Josefa, Sete de Junho, Linha Alta, Corredor Petry, Linha Tapera e Dois de Dezembro estão com falta de água. Buscamos a locação de gerador, mas não há mais disponibilidade e a RGE Sul não tem previsão de restabelecimento da energia.

 


Fonte: Núcleo de Comunicação Social
 
 
 
 
Mapa Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1645 - Centro
CEP: 96880-000 | Vera Cruz / RS
Telefone Telefone para Contato:
(51) 3718-1222
Atendimento Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
RECEBA OS INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados. Instar Internet Logo Instar
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.