• Novembro 2018

01/11/2018 às 15:54:00
Música vai dar o tom da Feira do Livro em 2018

O autor é você. Esse é o tema da 22ª Feira do Livro de Vera Cruz. A programação está marcada para ocorrer entre os dias 12 a 15 de novembro, na Praça José Bonifácio, e terá a música como pano de fundo. Isso porque o patrono dessa edição, o chargista Neuri Putzke, também é músico e fará várias intervenções durante a feira. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, com o apoio do Sesc e o patrocínio do Banrisul e da Alliance One, através da Lei Rouanet.

Quem passar pela Praça nos quatro dias de atividades deve se encantar com a decoração, inspirada em Alice no País das Maravilhas. “Pensamos em algo mais lúdico, para encher os olhos do público infantil e juvenil, especialmente, mas também para cativar os adultos que visitarem a Feira. Por outro lado, queremos difundir a importância da leitura para a composição musical”, adianta o secretário Marcelo Henrique Carvalho.

Oito livreiros vão comercializar obras em uma estrutura que será montada em frente aos brinquedos da pracinha infantil. Este mesmo espaço irá abrigar as atrações culturais, entre elas o 13º Canta Vera Cruz. O tradicional festival de música do Município que foi agregado à programação está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (7). “A expectativa é de reunir um grande público em torno da Feira do Livro, do Canta Vera Cruz e do FelizCidade na Praça que acontecem paralelamente no feriado do dia 15”, convoca o líder da pasta.

PATRONO – Neuri Putzke, 43 anos, é chargista e músico. As duas atividades sempre transcorreram de forma paralela na vida do vera-cruzense. A dedicação aos desenhos começou cedo, ainda pequeno. Já aos 14 anos iniciou na música. Em 1996 começou a fazer charges para o extinto Jornal É Notícia. Em 1997 foi para o Jornal Arauto, onde segue até hoje. Passou por muitas bandas de baile até em 2000 decidir formar a N'Band. O patrono se considera autocrítico na busca pelo aperfeiçoamento pessoal e profissional. “Procuro sempre melhorar a cada apresentação da banda e a cada edição de charge. É um trabalho que me satisfaz completamente. Amo tudo o que faço e faço tudo o que amo", acrescenta. Embora o irmão, Jair, e a cunhada, Marisa, também já tenham sido patronos da Feira do Livro, Neuri recebeu a homenagem com surpresa. “Confesso que nunca esperava esse convite que me emocionou muito. E pretendo fazer valer a pena”, projeta. O patrono revela que as charges são motivo de diferentes opiniões. “Escuto de tudo, elogios, sugestões, pedidos inusitados. Há até quem diga que abre o jornal só para ler a charge. Isso é uma honra para mim”. Sobre a trajetória musical também diz receber inúmeros elogios pelo trabalho. Casado com Rose e pai de duas meninas, Neuri se mostra entusiasmado com o fato de ambas já desenharem e terem facilidade com os instrumentos musicais.

Prog Feira-1Prog Feira-2