• Novembro 2018

08/11/2018 às 14:59:00
Protetor das Águas é referência no Estado

Soledade, Três Passos, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e até Santa Catarina são alguns dos locais que já conhecem o Programa Protetor das Águas. O pagamento pela preservação de nascentes que teve início em 2011 segue sendo modelo para diversas iniciativas. Nesta semana, alunos das Universidade Federal de Santa Maria – UFSM estiveram em Vera Cruz para conhecer as ações desenvolvidas em conjunto pelo Município, Philip Morris Brasil, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Agência Nacional de Águas – ANA, Comitê Pardo, SindiTabaco, Afubra, Emater e 63 produtores.

Nesta sexta-feira (9), o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Obras, Saneamento e Trânsito e coordenador do Programa, Gilson Becker, participa do 2º Fórum do Uso Sustentável do Solo e da Água, em Sinimbu. O evento ocorre na Câmara de Vereadores, a partir das 8h30min. Há duas semanas, o titular das pastas já havia palestrado no Seminário de Desenvolvimento Sustentável no Vale do Rio Pardo, na UNISC, em Santa Cruz do Sul.

Além de abordar a cuidado com a biodiversidade na sub-bacia hidrográfica do Arroio Andréas, Becker fala sobre o aumento da vazão média do manancial e sobre a melhoria da qualidade da água (com monitoramento biológico e físico-químico), o que possibilitou uma economia de 60% em produtos para o tratamento da água que chega às casas dos vera-cruzenses. Em 2015 eram gastos mais de R$ 315 mil por ano com a compra de produtos para o tratamento da água. No ano passado, esse valor foi de R$ 138 mil.

O Programa está assegurado pela Lei Municipal 4.264/2015, que instituiu a Política Pública, o Programa Municipal e o Fundo Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Neste ano, o Protetor das Águas teve aprovado o projeto Conservação de Solos, que recebeu recursos federais de R$ 667 mil, com contrapartida da prefeitura, para adequação de taludes, plantio direto, melhorias nas estradas rurais e capacitações para produtores, operadores de máquinas e equipe técnica.