• Dezembro 2018

20/11/2018 às 14:38:00
Entidades auxiliam agricultores prejudicados pelo temporal

Produtores rurais que tiveram lavouras atingidas pelo vendaval do final do mês passado participaram de uma palestra com entidades ligadas ao setor para buscar alternativas de cultivo. O evento foi realizado na noite dessa segunda-feira (19), no Clube Cultural e Esportivo Juventude, em Linha Henrique D’Ávila. As localidades da região foram as mais atingidas pelo granizo registrado na noite de 30 de outubro, que destruiu plantações de fumo e milho, principalmente.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o escritório local da Emater/RS-Ascar, a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares – Coopervec e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vera Cruz apresentaram opções para que os agricultores consigam amenizar os prejuízos da intempérie. Além de descrever as atividades realizadas, técnicos esclareceram e incentivaram diversas opções e exemplos de práticas para a diversificação nas propriedades e a possibilidade de renegociação das operações agrícolas, diante da perda da safra.

Conforme o secretário Gilson Becker, a união das entidades do setor e a participação dos agricultores foi bastante positiva. “As entidades ainda se colocaram à disposição dos produtores para ajudar no que for necessário. O papel das instituições também é de se colocar ao lado do produtor nos momentos difíceis”, ressalta Becker.