• Dezembro 2018

21/11/2018 às 11:10:00
Linha Henrique D’Ávila terá ESF em menos de um mês

A partir do dia 13 de dezembro a Unidade Básica de Saúde de Linha Henrique D’Ávila, no interior de Vera Cruz, passa a atender como Estratégia de Saúde da Família – ESF. O credenciamento do posto pelo Ministério da Saúde ocorreu em agosto deste ano. O programa, que já funciona em Vila Progresso e no Bairro Arco-Íris, visa estabelecer vínculos entre profissionais e comunidade na busca pela resolutividade a partir do entendimento das questões locais.

Para que seja possível o atendimento como ESF, o Município investe recursos próprios que ultrapassam os R$ 145 mil. O local passará por uma reforma para adequação dos espaços, além de ampliação de 114 m². A empresa vencedora da licitação é a Invicta Construtora Ltda., do empresário Adilor Adams, de Venâncio Aires. O contrato e a ordem de serviço foram assinados na tarde desta terça-feira (20).

Conforme a Secretária de Saúde, Liseana Palma Flores, atualmente uma equipe multiprofissional atendia a comunidade duas vezes por semana no local. Com a mudança, o Município receberá recursos federais e estaduais para que a ESF atenda todos os dias da semana com equipe própria. “Com isso a Equipe Volante ficará disponível somente para Ferraz e Andréas, o que acaba por melhorar as condições de atendimento nesses locais também”, almeja a titular da pasta. Ainda de acordo com ela, além do atendimento médico diário, pequenos procedimentos e aplicação de vacinas também estão entre os principais serviços das ESFs.

Ao assinar a documentação, o prefeito Guido Hoff recordou o início do Clube Cultural e Esportivo Juventude, onde está a unidade que será transformada em ESF. “A construção de ginásio, campo de futebol cercado e posto de saúde nas comunidades do interior era um projeto do Nelson Proença para permanência do jovem no meio rural. Vera Cruz foi o primeiro município do Brasil a aderir ao programa PA Rural”, lembrou o chefe do Executivo.