• Março 2019

07/01/2019 às 11:08:00
Funcionalismo terá reajuste de 7,55%

Os servidores municipais de Vera Cruz terão os salários reajustados pelo Índice Geral de Preços – Mercado indicador é utilizado como parâmetro para o aumento salarial dos servidores públicos do Município de Vera Cruz, cuja data-base é janeiro. O IGP-M fechou 2018 em 7,55%. O reajuste foi anunciado em reunião do prefeito Guido Hoff com o secretariado na manhã desta segunda-feira (7), no Gabinete do Chefe do Executivo.

A previsão de um ano economicamente complicado para as prefeituras, no entanto, fez com que a administração dividisse o aumento em duas etapas. Agora em janeiro, serão aplicados 4% de reajuste nos vencimentos. Em julho serão liberados os outros 3,55%. Já o vale-alimentação, que no ano passado passou de R$ 300,00 para R$ 322,50, será mantido no mesmo valor em 2019.

A cautela no reajuste, segundo o secretário de Planejamento e Finanças, Marcos Ivan dos Santos, também é necessária em razão do limite com a folha de pagamento, controlado pelo Tribunal de Contas. A receita corrente líquida do Município hoje está em R$ 64 milhões, sendo 48,91% desse valor comprometidos com o pagamento do funcionalismo. “A previsão é de fechar a receita de 2019 em R$ 65 milhões. Entretanto, cada 1% de reajuste na folha representa R$ 315 mil no ano e nosso limite com folha não pode passar de 51,3%”,

Como é de praxe, depois do encontro com os secretários, o prefeito se reuniu com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Vera Cruz, Carlos Roberto Rodrigues, para comunicar a deliberação. A proposta agora precisa ser aprovada na Câmara de Vereadores. “Assumimos o compromisso de pagar exemplarmente os servidores em dia. Para isso é preciso austeridade. Teremos um ano complicado, mas com serenidade administrativa será possível manter o trabalho e a união”, projeta Hoff.