• Janeiro 2019

07/01/2019 às 15:41:00
Projeto aborda Educação em Saúde Ambiental

Aprovado pela Fundação Nacional de Saúde – Funasa no final de 2018, o Projeto Educação em Saúde Ambiental será executado a partir deste ano em Vera Cruz. Uma reunião técnica para apresentação geral do Plano Trabalho foi realizada na última sexta-feira (4), Câmara de Vereadores. O encontro reuniu representantes das Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, de Educação, de Saúde, de Assistência Social e de Planejamento e Finanças e a equipe técnica da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, que é responsável pelo projeto.

O objetivo do projeto, cadastrado ainda em 2015, é o fortalecimento da coleta seletiva e da reciclagem no Município. A iniciativa tem o apoio da Associação Comunitária dos Trabalhadores do Lixo – Acotrali para promover a inclusão social e auxiliar na sustentabilidade sócio ambiental das comunidades, garantindo a devida destinação de resíduos sólidos no município por meio de ações de educação em saúde ambiental. Entre as atividades previstas estão palestras e oficinas para a promoção do processo de sensibilização dos agentes e atores mobilizadores da comunidade, além da distribuição de material e mutirão de limpeza.

Os recursos, na ordem de R$ 262.400,00, repassados pela Funasa com contrapartida do Município, serão utilizados para aquisição de kits de composteiras orgânicas, kits de lixeiras (orgânico, reciclável e rejeito), contêineres, materiais para elaboração das oficinas, material gráfico e ímãs de geladeira com informações da coleta seletiva, alimentação, contratação de serviço profissional para palestras e oficinas e equipamentos de proteção e segurança para os catadores.

Conforme o responsável técnico do projeto, engenheiro agrônomo Ricardo Konzen, um novo encontro com a Unisc deve ocorrer nesta quinta-feira (10). Depois de alguns ajustes necessários no plano de trabalho, iniciam as atividades. “A execução, propriamente dita, deve começar em março e é direcionada a todas as escolas de Vera Cruz. A comunidade será abrangida através do trabalho com associações de bairros, entidades organizadas e grupos”, explica Konzen.