• Junho 2019
O que mais agradou na 10ª Feira da Produção?
Parque.
Alimentação.
Expositores.
Shows.
Decoração.

16/01/2019 às 11:25:00
Município adere ao SUSAF/RS

O mercado para a venda de produtos de origem animal fabricados pelas agroindústrias de Vera Cruz agora está mais amplo. O Município concluiu o processo de adesão ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF/RS. A portaria da Secretaria Estadual de Agricultura foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 4 de janeiro.

Com isso, as agroindústrias que aderirem ao sistema poderão vender produtos, não somente em âmbito municipal, mas para todo o Rio Grande do Sul. Um decreto emitido em setembro de 2018, facilitou o processo de adesão dos municípios, alterando as antigas regras. Pela nova regulamentação não serão efetuadas mais auditorias prévias por parte do Estado. O processo se dará por meio de análise documental das empresas. A liberação é somente para produtos de origem animal processados e embutidos. Não se enquadram abatedouros e nem frigoríficos, cujo procedimento continua no modelo antigo.

Para ingressar no SUSAF, a agroindústria ou empresa equivalente, precisa estar cadastrada junto ao Sistema de Inspeção Municipal – SIM, possuir área construída de até 250 metros quadrados, operar exclusivamente com mão de obra familiar ou com 10% de contratados, no caso de empresa de pequeno porte.

A responsável pelo SIM de Vera Cruz, médica veterinária Mariana Moser Landesvatter, ressalta que a ampliação do território e o aumento das chances de comercialização dos produtos fabricados dentro do município, aumentam também as responsabilidades, tanto por parte do Município como dos empreendedores, que devem garantir as condições higiênico-sanitárias dos produtos oferecidos. “Essa condição de ampliação no mercado consumidor e consequentemente de produção, torna o trabalho do SIM ainda mais criterioso quanto à inocuidade e qualidade dos produtos”, alerta a veterinária Mariana.

Interessados em ingressar no SUSAF/RS devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente para receber orientações e encaminhar a habilitação. O primeiro passo é a participação no Programa Estadual de Agricultura Familiar – PEAF, cujo encaminhamento é feito pela Emater/RS-Ascar. Depois é feita a formalização no SIM. Atualmente Vera Cruz possui sete agroindústrias registradas, sendo dois abatedouros, uma casa de mel e quatro fábricas de conservas de produtos cárneos (embutidos). Uma granja avícola está em processo de legalização.

Mapa Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro