Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JAN
16
16 JAN 2019
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
Município adere ao SUSAF/RS

O mercado para a venda de produtos de origem animal fabricados pelas agroindústrias de Vera Cruz agora está mais amplo. O Município concluiu o processo de adesão ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF/RS. A portaria da Secretaria Estadual de Agricultura foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 4 de janeiro.

Com isso, as agroindústrias que aderirem ao sistema poderão vender produtos, não somente em âmbito municipal, mas para todo o Rio Grande do Sul. Um decreto emitido em setembro de 2018, facilitou o processo de adesão dos municípios, alterando as antigas regras. Pela nova regulamentação não serão efetuadas mais auditorias prévias por parte do Estado. O processo se dará por meio de análise documental das empresas. A liberação é somente para produtos de origem animal processados e embutidos. Não se enquadram abatedouros e nem frigoríficos, cujo procedimento continua no modelo antigo.

Para ingressar no SUSAF, a agroindústria ou empresa equivalente, precisa estar cadastrada junto ao Sistema de Inspeção Municipal – SIM, possuir área construída de até 250 metros quadrados, operar exclusivamente com mão de obra familiar ou com 10% de contratados, no caso de empresa de pequeno porte.

A responsável pelo SIM de Vera Cruz, médica veterinária Mariana Moser Landesvatter, ressalta que a ampliação do território e o aumento das chances de comercialização dos produtos fabricados dentro do município, aumentam também as responsabilidades, tanto por parte do Município como dos empreendedores, que devem garantir as condições higiênico-sanitárias dos produtos oferecidos. “Essa condição de ampliação no mercado consumidor e consequentemente de produção, torna o trabalho do SIM ainda mais criterioso quanto à inocuidade e qualidade dos produtos”, alerta a veterinária Mariana. 

Interessados em ingressar no SUSAF/RS devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente para receber orientações e encaminhar a habilitação. O primeiro passo é a participação no Programa Estadual de Agricultura Familiar – PEAF, cujo encaminhamento é feito pela Emater/RS-Ascar. Depois é feita a formalização no SIM. Atualmente Vera Cruz possui sete agroindústrias registradas, sendo dois abatedouros, uma casa de mel e quatro fábricas de conservas de produtos cárneos (embutidos). Uma granja avícola está em processo de legalização.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação Social
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber novidades diariamente
Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro CEP: 96880-000 Vera Cruz / RS
Telefone para contato:
(51) 3718-1222
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia