Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JAN
30
30 JAN 2019
SECRETARIA DE SAÚDE
Saúde do homem é alvo de grupo do NASF

Os homens vivem, em média, sete anos menos que as mulheres. O dado da Organização Mundial de Saúde – OMS, vem junto com um alerta: o sexo feminino busca mais informação e tem hábitos mais saudáveis.  Estudos sobre a saúde dos homens vêm ganhando destaque no cenário nacional devido às elevadas taxas de mortalidade e morbidade que afetam esse grupo. Assim como a baixa procura pelos serviços de atenção primária à saúde.

Este cenário pode ser minimizado ou controlado através de práticas cotidianas de promoção à saúde. No entanto, a inclusão participativa dos homens aparece como um desafio para o sistema público de saúde, uma vez que a não adesão dos homens às medidas de promoção e prevenção à saúde está enraizada ao estereótipo de masculinidade, que entende como uma expressão de fraqueza admitir uma doença. Quando acontece, procuram atenção especializada já com o problema instalado e se agravando.

Para reverter esse quadro, o Ministério da Saúde lançou, em agosto de 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Homens. A iniciativa surge com a finalidade de promover ações que contribuam para a realidade singular masculina, de modo a sensibilizar os homens para o reconhecimento de suas condições sociais e de saúde, desenvolvendo práticas cotidianas de prevenção e cuidados.

Em sintonia com esta política, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB, da Secretaria Municipal de Saúde, convida a população masculina de Vera Cruz para participar do Grupo de Saúde do Homem. “É um espaço aberto ao exercício de busca de orientação e informações acerca da saúde do homem de forma integral”, explica a responsável pelo grupo, profissional de Educação Física NASF/AB, Simony Fagundes.

Os encontros ocorrem todas às sextas-feiras, a partir das 15 horas, no Espaço Mamãe Criança. Podem participar adolescentes, adultos e idosos, mediante apresentação do cartão SUS. Entre os temas a serem abordados estão o uso racional de medicamentos, prevenção e tratamento de doenças crônicas, saúde bucal, tabagismo, vacinas, depressão, ansiedade, doenças sexualmente transmissíveis, saúde reprodutiva, álcool e drogas, ideação suicida, alimentação saudável, saúde mental, atividade física e saúde social.  

Fonte: Núcleo de Comunicação Social
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber novidades diariamente
Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro CEP: 96880-000 Vera Cruz / RS
Telefone para contato:
(51) 3718-1222
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia