12 MAR 2019
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Programa de Aquisição de Alimentos completa um ano

Todos os meses, desde março do ano passado, o Município de Vera Cruz distribui 100 cestas de produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O benefício é concedido a pessoas em situação de pobreza inscritas no Cadastro Único. O repasse ocorre sempre Ginásio de Esportes Segefredo Werner (Guidão). Neste mês, será na próxima terça-feira (19), às 9h30.

Além das mais de 350 famílias contempladas em sistema de rodízio, a iniciativa também beneficia cerca de 27 agricultores familiares do Município. Eles são responsáveis pelo fornecimento dos produtos. Ao todo, já foram pagos R$ 137.437,11 pela aquisição de legumes, verduras, frutas, pães, massas, embutidos, mel, melado, entre outros. Neste mês em razão da escassez de produtos, por causa do clima, serão entregues apenas 50 cestas. Em janeiro e fevereiro, pelo mesmo motivo, não houve entregas.

Segundo a coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Social, Gabriela Ferreira, o trabalho envolve também profissionais da pasta, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Emater/RS-Ascar, Cooperativa Mista de Agricultores Familiares (Coopervec), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Setor de Alimentos da Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. “São repassadas também orientações nutricionais e sobre o cadastro único”, salienta.

As cestas também são entregues ao CRAS/CEARCA e a Casa Lar. O PAA gera uma economia R$ 40 mil anuais aos cofres municipais com alimentação dos projetos e das famílias em situação de insegurança alimentar.