• Julho 2019
O que mais agradou na 10ª Feira da Produção?
Parque.
Alimentação.
Expositores.
Shows.
Decoração.

18/03/2019 às 16:58:00
NASF AB completa um ano de atividades com grupos

A Secretaria de Saúde de Vera Cruz está comemorando um ano de sucesso do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF AB. A equipe multidisciplinar que dá suporte ao trabalho das Estratégias de Saúde da Família – ESFs através de grupos de prevenção foi implantada em março de 2018. Com o êxito nas ações realizadas de lá para cá, agora a equipe será ampliada e poderá oferecer novos serviços.

Além de assistente social, farmacêutico e profissional de educação física, o Núcleo passou a contar com nutricionista e psicóloga, mais a participação de médico pediatra. Conforme a coordenadora do NASF AB, Inadjara Hickmann, a iniciativa superou as expectativas. “Os profissionais fizeram acontecer e os números são maiores do que o esperado. O retorno da comunidade também é positivo. Agora queremos potencializar o que já existe”, afirma a assistente social.

Trabalhar o autocuidado é um dos objetivos do serviço, que tem foco na prevenção, na educação em saúde, educação permanente e continuada. Para este ano, os profissionais pretendem ir às comunidades com módulos para explicar funcionamento do Sistema Único de Saúde – SUS, atendimento da regulação, Atenção Básica, direitos e deveres, saúde mental e saúde bucal. Os encontros devem ocorrer a partir de abril com a mobilização dos agentes comunitários.

Por solicitação da comunidade, estão sendo organizados grupos também no turno da noite, para atender a demanda daqueles que trabalham durante o dia. A equipe ainda realiza salas de espera em datas especiais ou conforme a necessidade, orientação e encaminhamento de benefícios relacionados à saúde e dispensação orientativa de medicamentos. Em breve, o NASF AB também irá proporcionar novas capacitações para os profissionais da saúde.

PROCURA

Entre os grupos mais solicitados estão o Dormir e Sonhar. “Muitas pessoas tomam medicação para dormir, mas na verdade o que precisam são hábitos mais saudáveis para ter uma boa noite de sono”, explica a farmacêutica Flávia Dias. Conforme ela, para tratar essa e outras questões, a Farmácia Municipal passará a oferecer medicamentos fitoterápicos. Outro exemplo é o Grupo de Tabagismo. “Já tivemos mais de 80 pessoas inscritas, porém quando vamos formar os grupos cheguei a fazer 40 ligações para ter 12 pessoas, mas se uma delas parar de fumar, já nos sentimos vitoriosos”, acrescenta a coordenadora Inadjara Hickmann.

PARTICIPE DOS GRUPOS

>> Dormir e Sonhar (seis grupos)

>> Ginástica (dois grupos)

>> Ginástica para gestantes