04 JUN 2019
SECRETARIA DE SAÚDE
Saúde faz mutirão para manter dengue longe do município

A Vigilância Sanitária do Município de Vera Cruz realiza neste mês um mutirão de prevenção ao Aedes aegypti. O sábado de faxina contra a dengue ocorre nos dias 15 e 29 de junho e a intenção é seguir sem a presença do mosquito. Em março deste ano, agentes de endemias do setor encontraram larvas isoladas do mosquito no Terminal Rodoviário. Com a infestação em municípios próximos, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde quer atenção redobrada da população.

Conforme o coordenador da Vigilância, médico veterinário André Mello Sant’Anna, nas vistorias serão feitas coletas de larvas e recolhimento de lixo nos bairros (confira o cronograma abaixo). O serviço será realizado em parceria entre as Secretarias de Saúde, de Obras e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. “Para combater a dengue os vera-cruzenses e a água não podem ficar parados”, alerta.

O coordenador adianta que nos dois dias de atividades, agentes comunitários de saúde estarão visitando as residências e orientando a população a colocar o lixo reciclável na rua. Tudo que pode acumular água e criar mosquitos, como plásticos, vidros, metais e pneus, será recolhido. Um caminhão vai passar especialmente para recolher esse material. Em caso de chuva as ações serão canceladas.

O trabalho de prevenção e combate ao transmissor da dengue, da febre chikungunya e zika vírus acontece em mais municípios por orientação do Ministério da Saúde, uma vez que o número de casos de dengue no começo deste ano teve um aumento de 150%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

MUTIRÃO CONTRA MOSQUITO DA DENGUE

Dia 15 de junho

Bairros: Arco Íris, Araçá, Leopoldina, Cipriano de Oliveira, Boa Vista, São Francisco e Rincão da Serra;

Dia 29 de junho

Bairros: Centro, Esmeralda, Belo Horizonte, Conventos, Bom Jesus, Imigrante e Linha Capão.