• Julho 2019
O que mais agradou na 10ª Feira da Produção?
Parque.
Alimentação.
Expositores.
Shows.
Decoração.

08/07/2019 às 17:16:00
Município tem projeto premiado em Congresso Nacional de Saúde

Uma experiência inovadora de Vera Cruz foi apresentada e premiada na última semana em Brasília. O projeto Dormir e Sonhar Evita Medicar recebeu medalha e certificado de reconhecimento pela atuação em áreas temáticas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. A proposta vera-cruzense foi uma das 500 inscritas na 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS – 2019, do 35º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS.

No final da Mostra, os participantes puderam votar nas melhores experiências para eleição dos 88 agraciados com o Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal, concedido pela Organização Pan Americana de Saúde – OPAS/OMS. Vera Cruz foi premiada dentro da Temática 6 - Atenção Básica. O projeto Dormir e Sonhar Evita Medicar trabalha a gestão clínica do medicamento com ênfase na saúde holística para a contribuição do uso racional e desprescrição de benzodiazepínicos (químicos para controle da ansiedade).

A proposta vem sendo desenvolvida há um ano pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, em parceria a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC e com o grupo holístico Shanti Nillaya. Na Capital Federal, a experiência foi apresentada pela farmacêutica Flávia Brasil Dias. No momento 33 pessoas são atendidas em três grupos organizados pelas Agentes Comunitárias de Saúde, um no Centro, um no Bairro Arco-Íris e outro em Vila Progresso. As atividades ocorrem a cada 15 dias e iniciam com a fala de um profissional da secretaria ou convidado que repassa orientações sobre educação em saúde. Os encontros encerram com a prática da meditação guiada.

A Secretária de Saúde, Liseana Palma Flores comemora a premiação. “Esse é o resultado daquilo que a atual gestão propõe para a saúde, a prevenção. Somos provocados todos os dias pelo prefeito Guido Hoff a buscar inovação. Esse prêmio é prova disse e um orgulho para toda equipe. Temos convicção de que estamos no caminho certo e de que a população tem cada dia mais compreendido que é preciso buscar alternativas”, estimula a chefe da pasta.

Mapa Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro