Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
08
08 JUL 2019
Município tem projeto premiado em Congresso Nacional de Saúde

Uma experiência inovadora de Vera Cruz foi apresentada e premiada na última semana em Brasília. O projeto Dormir e Sonhar Evita Medicar recebeu medalha e certificado de reconhecimento pela atuação em áreas temáticas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. A proposta vera-cruzense foi uma das 500 inscritas na 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS – 2019, do 35º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS.

No final da Mostra, os participantes puderam votar nas melhores experiências para eleição dos 88 agraciados com o Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal, concedido pela Organização Pan Americana de Saúde – OPAS/OMS. Vera Cruz foi premiada dentro da Temática 6 - Atenção Básica. O projeto Dormir e Sonhar Evita Medicar trabalha a gestão clínica do medicamento com ênfase na saúde holística para a contribuição do uso racional e desprescrição de benzodiazepínicos (químicos para controle da ansiedade).

A proposta vem sendo desenvolvida há um ano pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, em parceria a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC e com o grupo holístico Shanti Nillaya. Na Capital Federal, a experiência foi apresentada pela farmacêutica Flávia Brasil Dias. No momento 33 pessoas são atendidas em três grupos organizados pelas Agentes Comunitárias de Saúde, um no Centro, um no Bairro Arco-Íris e outro em Vila Progresso. As atividades ocorrem a cada 15 dias e iniciam com a fala de um profissional da secretaria ou convidado que repassa orientações sobre educação em saúde. Os encontros encerram com a prática da meditação guiada.

A Secretária de Saúde, Liseana Palma Flores comemora a premiação. “Esse é o resultado daquilo que a atual gestão propõe para a saúde, a prevenção. Somos provocados todos os dias pelo prefeito Guido Hoff a buscar inovação. Esse prêmio é prova disse e um orgulho para toda equipe. Temos convicção de que estamos no caminho certo e de que a população tem cada dia mais compreendido que é preciso buscar alternativas”, estimula a chefe da pasta.

Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber novidades diariamente
Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro CEP: 96880-000 Vera Cruz / RS
Telefone para contato:
(51) 3718-1222
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia