• Setembro 2019

29/08/2019 às 16:04:00
Saúde apresenta projeto de puericultura em jornada na Unisc

Os grupos de puericultura da Secretaria de Saúde de Vera Cruz são fonte de um trabalho apresentado nesta semana na Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. O projeto é coordenado pela nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Atenção Básica – NASF-AB, Samia Nassere, e pela médica pediatra do Núcleo, Angela Machado Ferreira.

O trabalho Puericultura Interprossional: um olhar integral sobre a saúde da criança em Vera Cruz foi apresentado por Samia na segunda-feira (26), na Jornada Científica do Curso de Nutrição da Unisc. Além da nutricionista e da pediatra, o trabalho ainda tem a participação da enfermeira do Espaço Mamãe-Criança, Sabrina Giongo, da fonoaudióloga Carla Franco Hoffmann, da cirurgiã-dentista Estela Maris Gassen Gonçalves, ambas da Secretaria Municipal de Saúde, e da profissional de Educação Física do NASF-AB, Simony Fagundes Dias.

A apresentação destaca que o Grupo de puericultura interprofissional de Vera Cruz é uma estratégia de promoção da saúde que qualifica a assistência prestada às famílias, otimizando o tempo dos envolvidos, uma vez que o Ministério da Saúde recomenda sete consultas de rotina no primeiro ano de vida, além de duas consultas no 2º ano de vida e, a partir do 2º ano de vida, consultas anuais. “O que nós fazemos é proporcionar a integralidade do cuidado, a troca de experiências e saberes entre os envolvidos, possibilitando a cooperação para o exercício de práticas transformadoras”, explica Samia.

Entre os objetivos do projeto estão avaliar o crescimento e desenvolvimento dos bebês, com atendimento interprofissional; incentivar o aleitamento materno exclusivo e a introdução da alimentação complementar saudável. “Essas atividades foram desenvolvidas entre setembro de 2018 e julho de 2019, com bebês de 1 a 6 meses de idade, agrupados por faixa etária, com a obtenção de bons resultados, como por exemplo, na amamentação. Dos 148 bebês acompanhados, 37% receberam leite materno exclusivo até os 6 meses. Agora o NASF planeja ações para aumentar este percentual e levar o projeto-piloto para as Estratégias de Saúde da Família”, remata a nutricionista.

Mapa Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados. Instar Tecnologia Logo Instar