16 SET 2019
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
Agroindústria local de embutidos é a primeira homologada pelo SUSAF

Vera Cruz tem a primeira agroindústria com a adesão homologada no Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF/RS. A confirmação veio na semana passada, nove meses depois da edição da portaria de ingresso do Serviço De Inspeção Municipal – SIM ao sistema. A Embutidos Schunke teve a inclusão homologada a partir da publicação da tabela no site https://www.agricultura.rs.gov.br/susaf, possibilitando a consulta de todos os produtos comercializados pela agroindústria.

Após a adesão do Município de Vera Cruz ao SUSAF, os proprietários da agroindústria Embutidos Schunke solicitaram ao SIM a indicação ao sistema estadual, e após o envio de diversos documentos comprobatórios para análise da Instância Operativa Central da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – IOC-SEAPDR, tiveram o credenciamento homologado, permitindo a vendas para todo o Rio Grande do Sul. “Os produtos da agroindústria familiar podem ingressar em diferentes regiões do Estado, com garantia de qualidade e inocuidade pelo SIM de Vera Cruz”, afirma o médico veterinário Jeisan Silveira.

Para ingressar no SUSAF, a agroindústria ou empresa equivalente deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Vera Cruz para orientação. Estre os requisitos, é necessário possuir área construída de até 250 metros quadrados e estar cadastrado no Programa Estadual de Agricultura Familiar – PEAF, cujo encaminhamento é feito pela Emater/RS-Ascar, para posterior formalização no Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Além disso, é preciso operar exclusivamente com mão de obra familiar ou com 10% de contratados, no caso de empresa de pequeno porte.

Colaboração: Jeisan Silveira

Fonte: Josiléri Linke Cidade