26/09/2019 às 13:44:00
Município implanta Programa Crescer Saudável

A Secretaria Municipal de Saúde de Vera Cruz está implantando uma proposta para garantir o acompanhamento adequado do crescimento e desenvolvimento na infância. O Programa Crescer Saudável consiste em um conjunto de ações articuladas, implementadas na Rede de Atenção à Saúde do SUS para prevenir, controlar e tratar a obesidade infantil. A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde para que profissionais trabalhem a obesidade junto à população.

Diante de evidências indicando que o problema da obesidade afeta tanto países desenvolvidos, quanto em desenvolvimento, o Crescer Saudável é um alerta sobre o excesso de peso e a obesidade como problemas de saúde pública e todo o mundo. Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) de 2017 mostram que cerca de três em cada 10 crianças com idade entre cinco e nove anos apresentam excesso de peso.

As ações do programa abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação saudável, o incentivo à atividade física e cuidados para as crianças que apresentarem obesidade. A agenda é coordenada pelo Sistema Único de Saúde – SUS, com articulação intersetorial, em especial com a Secretaria de Educação, em função da complexidade dos determinantes da obesidade e da influência dos ambientes no desenvolvimento da doença.

O programa atende crianças matriculadas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho é realizado pela nutricionista da Secretaria de Educação, Caroline Ortolan, e pela nutricionista Samia Nassere e pela profissional de educação física Simony Fagundes, ambas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Atenção Básica (NASF-AB).

Fonte: Josiléri Linke Cidade