03 DEZ 2019
SECRETARIA DE SAÚDE
Novo mutirão contra a dengue ocorre no fim de semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Vera Cruz realiza neste sábado (7) mais um mutirão de prevenção ao Aedes aegypti. A intenção é realizar um dia de faxina orientada pelos Agentes Comunitários de Saúde. Com isso, a Vigilância Sanitária quer seguir sem a presença do mosquito no município. No mutirão, equipes estarão visitando residências da área urbana e orientando a população sobre os cuidados.

Conforme o coordenador do serviço, médico veterinário André Mello Sant’Anna, nas vistorias serão feitas coletas de larvas durante todo o dia no Centro e nos bairros Esmeralda, Belo Horizonte, Conventos, Bom Jesus, Imigrante e Linha Capão. O serviço será realizado em parceria entre as Secretarias de Saúde, de Obras, Saneamento e Trânsito e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

“Sábado é o dia "D" de combate ao mosquito em Vera Cruz. Haverá vistoria dos agentes de saúde que irão orientar a população na eliminação de água parada, onde o mosquito pode se reproduzir. Embora o município de Vera Cruz não esteja infestado pelo Aedes aegypti, devemos aumentar a mobilização da sociedade, tendo em vista a grande possibilidade de se tornar infestado por causa da presença do mosquito em município próximos”, reforça o coordenador.

O trabalho de prevenção e combate ao transmissor da dengue, da febre chikungunya e zika vírus ainda é um reflexo de março deste ano, quando agentes de endemias encontraram larvas isoladas do mosquito no Terminal Rodoviário. No mesmo período, outros municípios próximos tiveram problemas com o mosquito. Assim, a população precisa continuar com atenção redobrada na região. Em junho, o mutirão já havia sido realizado nos bairros Arco Íris, Araçá, Leopoldina, Cipriano de Oliveira, Boa Vista, São Francisco e Rincão da Serra.

Fonte: Josiléri Linke Cidade