08 JAN 2020
OBRAS,SANEAMENTO E TRÂNSITO
Abastecimento de água ganha reforço, mas exige conscientização
Reservatório de Linha Tapera precisou ser substituído
Foto pequena 0
Foto pequena 1

Sistemas de abastecimento da cidade e do interior de Vera Cruz receberam melhorias nas últimas semanas. As equipes do Sistema Municipal de Água e Esgoto -  Semae têm se desdobrado para manter o fornecimento normal, diante da falta de chuvas. Conforme o secretário de Obras, Saneamento e Trânsito e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Gilson Becker, uma série de intervenções foram necessárias para garantir água tanto área rural quanto na zona urbana.

Uma delas ocorre em Alto Ferraz, onde quinze moradores da localidade de São Jacó passarão a contar com rede hídrica pública nos próximos dias. Eles enfrentavam dificuldades de abastecimento em razão da estiagem e o Município decidiu implantar uma rede de dois quilômetros para abastecer as propriedades. Hoje, 95% das economias rurais de Vera Cruz são abastecidas por redes da prefeitura. A intenção, conforme o Prefeito Guido Hoff, é chegar ao final da gestão com 100% de fornecimento de água pública no interior, assim como já ocorre na área urbana.

Outra intervenção foi realizada em Vila Progresso na semana passada. O poço que abastece a região, construído na década de 80, apresentou problemas e outro poço precisou ser perfurado para abastecer as mais de 250 famílias da região. O sistema também reforça o abastecimento de Linha Sítio, Linha Capão, Travessa Becker e Loteamento Roma, regiões que mais enfrentavam problemas com a despressurização da rede.

Já nesta semana, o reservatório que abastece mais de 200 ligações em Linha Tapera precisou ser substituído. A troca da caixa d’água, instalada no local também na década de 80, ocorreu devido a deterioração do reservatório antigo de 20 mil litros. A instalação de uma nova caixa de mesma capacidade foi finalizada nesta terça-feira (7).

Apesar das intervenções para garantir o abastecimento, Becker alerta para a necessidade de conscientização nesse período. “O Município está priorizando as questões de abastecimento em razão da estiagem, aliada ao calor, e o consequente aumento do consumo. Mas é imprescindível que a população faça a sua parte e evite o desperdício com lavagem de carros e calçadas, enchimento de piscinas e outras atividades, até que as chuvas normalizem”, frisa o líder das pastas.

Fonte: Josiléri Linke Cidade