23 JAN 2020
OBRAS,SANEAMENTO E TRÂNSITO
Câmeras de segurança começam a ser instaladas

Nove câmeras de segurança vão ser instaladas em Vera Cruz. A implantação dos equipamentos teve início na última semana com a colocação dos postes. A instalação das câmeras está prevista para os próximos meses de acordo com o cronograma da DGT Tecnologia em Segurança, de Novo Hamburgo. A empresa venceu a licitação realizada pelo Governo do Estado para implantação das câmeras nos municípios do Vale do Rio Pardo.

A verba de R$ 300 mil é do então Deputado Federal, hoje Senador, Luis Carlos Heinze. O recurso contempla três câmeras de videomonitoramento, que captam imagens 24h, e mais seis câmeras de cercamento eletrônico, que fazem a leitura de placas de veículos nos acessos à cidade. Esses equipamentos ficarão na Rua Roberto Gruendling (próximo à lombada eletrônica), Rua Ernesto Wild (saída para a RSC-287), Rua Intendente Koelzer (na esquina Koelzer), Rua Tiradentes (saída para Linha Capão), Rua Cipriano de Oliveira (saída para a RSC-287) e na ERS-409 (saída para Linha Fundinho).

As câmaras de cercamento eletrônico alertam sobre irregularidades em veículos que imediatamente são informadas à Brigada Militar. A ferramenta auxilia no combate ao furto e roubo de veículos. Com a instalação dos equipamentos, as cidades terão informações dos veículos que estão circulando pela região, já que muitos assaltos ocorrem com carros roubados. As câmeras de monitoramento também irão auxiliar nesse controle.

Vera Cruz ainda aguarda outros R$ 48 mil, através do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede, para aplicação no mesmo projeto. O recurso deve servir para instalação de mais uma câmera ou para a compra da central de monitoramento da Brigada Militar. O Município de Vera Cruz também já conta com o Autoguardian, o totem de segurança da Kopp Tecnologia. O equipamento foi instalado na Praça José Bonifácio e está interligado com a Brigada Militar.

Fonte: Josiléri Linke Cidade